2019  © Copyright Noticiar.net

3 bibliotecas de Passos

com grande acervo

Texto e fotos: Keuly Vianney

26/10/2019

Na próxima terça-feira, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro, data importante para incentivar a leitura em crianças, jovens e adultos. Apesar da revolução digital dos últimos anos, as bibliotecas são grandes fontes de conhecimento e pesquisa. Por isso, o Noticiar.net foi atrás de três espaços públicos com bom acervo em Passos e que estão abertos gratuitamente à população.

São elas: a Biblioteca Municipal Prof. Francisco Soares de Melo; a Biblioteca da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); e a Biblioteca Clarice Lispector, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas) (confira na Galeria acima os espaços e clique na foto para ler a legenda).

Biblioteca Municipal

Fundada em 1971, a Biblioteca Municipal Prof. Francisco Soares de Melo possui cerca de 50 mil exemplares de livros, sendo mais de 70% deles de literatura nacional e internacional. Hoje, está sediada na Casa da Cultura de Passos.

O restante do acervo é de livros didáticos, enciclopédias e até religiosos. O principal serviço é o empréstimo de livros para a população, atendendo o público infantil, infanto-juvenil e adulto. Na biblioteca, estão registradas obras antigas, desde a década de 1920.  

Bibliotecária Elisângela consulta registros de livros da Biblioteca Municipal de Passos

De acordo com a bibliotecária Elisângela Rodrigues Melo Silva, o empréstimo de livros físicos ainda persiste à era digital, sendo efetuados cerca de 50 deles ao dia, principalmente os literários. 

A biblioteca ocupa duas salas na Casa da Cultura: a de arquivo e estante dos livros e uma outra sala dedicada à leitura e estudo. Também existe acervo de jornais e revistas de alcance local e regional, que podem ser consultados.

Em agosto deste ano, a biblioteca implantou a Ciranda do Livro, projeto no qual há troca gratuita de livros de literatura entre a população, incentivando a leitura principalmente nas crianças.

Estantes da biblioteca do Bloco 2 da Uemg, onde estão livros de saúde e educação

Biblioteca da Uemg

O campus de Passos da Uemg possui duas bibliotecas: uma no Bloco 2 e outra no Cire, onde ficam os acervos de obras acadêmicas, didáticas e literárias. Somente alunos, professores e funcionários da universidade têm direito a empréstimo de livros, mas a população pode usar o espaço e pesquisar em todo acervo.

No Bloco 2, estão os livros da área de saúde e educação. São cerca de 14.200 títulos e 29.300 exemplares disponíveis ao público. De acordo com a bibliotecária deste setor, Maria Aparecida de Campos, o acervo data desde 1965, época de fundação da primeira Faculdade de Passos, sendo enriquecido ao longo dos anos com a Faculdade de Ensino Superior de Passos (Fesp) até 2014, com a incorporação pela Uemg.

Maria Aparecida informou que ali também estão jornais e revistas nacionais e internacionais, além de DVDs. Dentre as preciosidades do acervo, ela destaca os livros História da Colonização Portuguesa no Brasil, datado de 1921 e publicado em Porto, Portugal, e The World’s Greatest War, de 1914, em inglês.

Já no Cire, está o acervo da área de Exatas e Direito, com 13.208 títulos e 28.554 exemplares. A bibliotecária responsável, Gesiane Patrícia de Souza, informou que na biblioteca há obras de grande valor documental para pesquisa, como algumas do começo do século 20.  

Os dois espaços possuem área de estantes das obras e salas de estudo e pesquisa individual e coletiva. As bibliotecas do campus desenvolvem o projeto Biblioteca em Movimento, possibilitando a troca de livros entre a comunidade.

Biblioteca do IFSul de Minas

A Biblioteca Clarice Lispector foi fundada em 2012, ano de inauguração do campus de Passos do IFSul de Minas. São 2.250 títulos e 7.800 exemplares disponíveis no acervo.

A bibliotecária Romilda Pinto da Silveira explica que 90% dos livros são técnicos, atendendo aos cursos do instituto. O restante se divide em obras de todas as áreas do conhecimento, incluindo literatura, dicionários e enciclopédias.  

Todo o acervo é aberto à população para pesquisa e estudo, mas o empréstimo de livros é restrito a estudantes, docentes e funcionários.

Espaço de mesas de estudo individual e coletivo na Biblioteca do IFSul de Minas

A biblioteca é espaçosa, com mobiliário moderno, área das estantes coloridas, mesas de estudo individual e coletivo, oferecendo acesso gratuito a computadores e wi-fi.

Desde o dia 23, o campus promove a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que vai até 30 de outubro, com exposições, palestras e mostras culturais abertas à população.

Uma das atrações é a Feira de Troca de Livros, que acontece no último dia do evento, sendo uma boa oportunidade para trocar um livro já lido ou esquecido na estante por outra obra de seu interesse.

Até o início desta semana, a biblioteca recolheu obras literárias e de autoajuda em bom estado de conservação para a feira. Neste dia, também acontece o Espalha-Livros em diversos espaços do campus.

SERVIÇO

Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Soares de Melo, na Casa da Cultura de Passos. Funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. Empréstimo de livros é gratuito, sendo necessária carteirinha da biblioteca.

Biblioteca da Uemg, campus Passos. Bloco 2: Rua Dr Carvalho, 1.147, bairro Belo Horizonte. Funciona  de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h. Cire: rua Colorado, 700, bairro Eldorado. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h. Para entrar, é preciso documento de identificação com foto.  

Biblioteca Clarice Lispector, no IFSul de Minas, campus de Passos. Rua da Penha, 290, bairro Penha II. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h. Para pesquisar, é preciso documento de identificação com foto.