ESPECIAIS

Passos vai inaugurar 1ª TV cultural

Reportagem e edição: Keuly Vianney 

WebDesign: Hanna Teixeira 

06/01/2021

whats.png

Passos está prestes a inaugurar sua primeira televisão exclusivamente cultural: a Cultura Passos TV Web, que deve iniciar transmissões provisórias até final de janeiro de 2021. O canal é um projeto do cinegrafista Itamar Bonfim, conhecido na região de Passos pela sua dedicação à área e dono de grande acervo de filmes sobre a história e cultura da cidade.

Conforme o cinegrafista, a TV será transmitida por um site específico, o www.culturapassostvweb.com, que está online em caráter experimental. “Acho que a TV merece um canal exclusivo, porque as pessoas poderão assistir os vídeos completos e sem cortes e não como aparecem nas redes sociais”, explica o cinegrafista. “Este é um projeto original meu e antigo. Tentei desenvolvê-lo com algumas pessoas, mas houve desentendimentos e adiei o projeto”, conta.

Veja vídeo acima que o cinegrafista gravou especialmente para o Noticiar.net, explicando objetivos da TV. No início, ele já definiu que a programação será diária, sendo divulgado um evento/dia, com vídeos diversificados e baseados no acervo pessoal, formado por raridades produzidas por Itamar.

Para abrir a programação, o evento escolhido foi a visita das Missões em Passos no ano de 1980, gravado em super 8. Depois, devem ser exibidos desfiles de Carnaval, partidas de futebol, encenações teatrais, exposições agropecuárias, festivais de música, Congadas, Cavalhadas, Folias de Reis, Pastores e Pastorinhas. Todos eventos marcantes na história passense.

Além desse acervo, filmado por ele, Itamar possui outras pérolas, como recuperação de vídeos antigos de Passos. Entram nessa lista, produções da década de 1950, que levaram tempo de recuperação, pois alguns estavam somente no negativo.

“Posso dizer que Passos tem uma cultura muito rica e diversificada. Algumas áreas desenvolveram mais, como o Carnaval na década de 1980, e hoje está mais voltado para o teatro e o folclore. Acredito que só conseguiremos manter nossas tradições culturais se tivermos apoio do poder público e da sociedade”, afirma.

Na última semana, Itamar Bonfim manteve a tradição da cobertura política de posse dos prefeitos de Passos desde 1982. Em 2021, ele totaliza 38 anos de gravação desse evento estando presente em 10 posses de prefeitáveis.

Com tantos anos de dedicação atrás das câmeras, ele possui mais de 3 mil horas de gravações em VHS, DVD e digitais. Um acervo recheado de cenas exclusivas e inéditas que causam cobiça em muita gente. 

 

 “Nas primeiras transmissões da TV, vamos divulgar esse acervo. Mas, em paralelo, vamos divulgar atualidades também, principalmente parte social e notícias da cidade. Vamos crescer devagar e aumentando nossa programação por meio de parcerias”, explica Itamar.

itamar.jpg

Itamar com seu acervo, que possui mais de 3 mil horas de gravações desde a década de 1980

Serviço

Cultura TV Passos Web: www.culturatvpassosweb.com. Contatos: itamarbonfim@gmail.com / Facebook: Itamar Bonfim

VEJA MAIS