TURISMO

IMG-20220524-WA0023.jpg

Fotos: Divulgação

1º Encontro de Balonismo de Capitólio: beleza
nos céus da região

Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
24/05/2022

whats-logo.png

Muitos balões coloridos no céu vão marcar o 1º Encontro de Balonismo de Capitólio, que acontece entre os dias 3 e 5 de junho na cidade considerada a Rainha dos Lagos, no Sul de Minas Gerais. Diversas outras atrações estão agendadas para o evento ao anoitecer, como carreata de fogo e Night Glow, numa realização da Prefeitura de Capitólio, da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur) e DaMata Balonismo, com apoio da campanha Capitólio em Movimento. A entrada é gratuita. 


A cidade, conhecida pelos suas riquezas turísticas naturais, como cânions, cachoeiras e o Mar de Minas, aposta agora na diversificação de seus atrativos. De acordo com o responsável técnico do evento e proprietário da DaMata Esportes e Aventuras, Gustavo Damata, o público esperado é de 2 mil pessoas/dia. 

Amanhecer
Na programação, o voo livre acontece ao amanhecer das 6h saindo da Emil Leilões, na rodovia MG-050 no km 254, com a participação de 10 balões, que são um verdadeiro show de cores, no mais alto estilo do turismo de contemplação.


A organização dos balões é da DaMata Balonismo, que já atua com balonismo em Capitólio há cinco anos e vai trazer balonistas de outros Estados, como São Paulo, para este encontro na primeira semana de junho. "Estamos muito empenhados neste evento, pois é um sonho se concretizando. Queríamos promover o encontro desde 2019, mas com a pandemia não foi possível", diz Gustavo. 

Ele adiantou que para operar os balões de ar quente estarão em Capitólio representantes da Confederação Brasileira de Balonismo e campeões balonistas. Além disso, o evento conta com o maior balão de Minas Gerais, de propriedade do próprio Gustavo, com 11 mil m³ de ar e capacidade para 20 pessoas.   


"A região de Capitólio tem grande vocação para o balonismo, sendo o evento um momento de vivenciar experiências diferentes e mostrar que podemos receber turistas durante o ano todo, incluindo no outono-inverno", conta. 


Para quem desejar voar de balão, serão disponibilizados dois balões para este fim, com total de 32 vagas por dia, sendo um balão com 20 pessoas e outro com 12 vagas. O valor do voo é de R$ 620,00 por pessoa. 

IMG-20220524-WA0027.jpg

10 balões de ar quente estarão nos céus de Capitólio, incluindo maior balão de Minas Gerais

Anoitecer
Ao anoitecer, o evento continua a partir das 17h30, quando ocorre a carreata de fogo pelas principais ruas da cidade com duração de 1hora. Durante o trajeto, os maçaricos dos balões nas caçambas das caminhonetes "cospem fogo" a uma altura aproximada de 3 metros. 


Logo após, o público assiste ao Nigth Glow no Campinho, na prainha artificial de Capitólio. Na apresentação, os balonistas inflam os balões como se fossem decolar, mas apenas flutuam alguns metros de altura do chão, presos por cordas. 

Os queimadores, que regulam os maçaricos alimentados por gás propano, são acesos periodicamente a fim de manter os balões inflados com ar quente e o show iluminado. Essas duas apresentações noturnas se repetem somente na sexta-feira e no sábado.  


"O encontro vai oferecer à população um evento lúdico, emocionante e que vai encantar todo tipo de perfil, de adultos a crianças", diz Gustavo.   

A presidente da Ascatur, Elizangela Alves, está com alta expectativa para o encontro. "Sediar um evento de balonismo é muito marcante. Nosso intuito, enquanto associação de empresários, é movimentar as empresas de hospedagem e enaltecer os atrativos da cidade", afirma em divulgação do evento. 


Os organizadores informam que todas as atrações dependem das condições climáticas do dia. 

SERVIÇO
1º Encontro de Balonismo de Capitólio, nos dias 3, 4 e 5 de junho. Voo livre de balões às 6h, carreata de fogo às 17h30 e Night Glow às 19h30. Entrada Gratuita. Mais informações sobre balões e reservas com a DaMata Balonismo: (37) 99844-4486.

VEJA MAIS