DEGUSTE

O sabor milenar da cozinha libanesa

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  23/11/2019

De ascendência libanesa, chef  Kenia Bacil montou cardápio com receitas de família

A culinária libanesa é especialidade na Cozinha Kenia Bacil, um dos poucos espaços gastronômicos em Passos onde se pode comer pratos típicos daquela região do Oriente Médio. Lá, você degusta os populares quibes e esfirras até os tradicionais babaganoush, homus, cafta e coalhada seca. Uma verdadeira experiência ao paladar de uma comida milenar influenciada pelos povos do Mediterrâneo e dos vizinhos sírios e árabes.

 

A chef Kenia Bacil comanda toda a cozinha e tem no cardápio mais de 70 pratos diferentes, os quais podem ser provados na lanchonete ou levados para casa, já que ela vende os produtos por quilo.

De ascendência libanesa, Kenia herdou dos avós maternos o talento para a cozinha. “Minha vó, mãe e tias cozinhavam muito bem, mas eu aprendi a cozinhar depois do meu casamento. Minha comida remete à família, pois a maioria das receitas vem de meus familiares”, diz a chef.

Conforme ela, 60% dos pratos é de origem libanesa, usando muitos legumes, como a berinjela, temperos, carnes e grãos, como o trigo, grão de bico e lentilha (veja Galeria abaixo e clique na legenda para ler a foto). Nos especiais da casa, ela trabalha a carne de carneiro, freqüente na mesa dos libaneses, seja no quibe, no arroz, na cafta ou em cubos. “Uso muitos temperos que são típicos dos Líbano, mas é uma comida saudável e fresca, que também serve bem os vegetarianos”, explica Kenia.

Arroz marroquino
Quibes
Charutos
Congelados
Antepastos e patês

Para as saladas, Kenia prepara diversas opções, como a de bacalhau com grão de bico e batata e o tabule, feito à base de trigo e lentilha. A linha de antepastos e patês de alho, queijos e tomate seco vão muito bem com os pães árabe, sírio e folha aromatizado.

O menu ainda inclui arroz com lentilha, arroz marroquino, pepino agridoce, abobrinha rolê e a carne síria, cozida com canela e temperos árabes. Sem falar do clássico charuto, servido com repolho ou folha de uva.

Os doces são um espetáculo à parte. Visualmente bonitos, despertam a vontade de comer num só olhar. Kenia não faz doces árabes em Passos, mas compra em lojas especializadas de São Paulo, pois as iguarias duram mais de 50 dias, como a burma, namura, balorie, ninho com geleia de damasco e nozes, folhados com recheio de amêndoa e pistache.

“Era um sonho abrir um espaço como esse para vender comidas libanesas, que são bem apreciadas no Brasil. Os quibes e as esfirras são os mais vendidos, mas as pessoas estão apreciando outros pratos”, afirma Kenia.  

Doces árabes são gostosos e bonitos

Serviço: Cozinha Kenia Bacil. Rua Dr Carvalho, 563, Passos (MG). Funciona de segunda e terça-feira das 9h às 18h; de quarta à sexta-feira das 9h às 19h30 e no sábado, das 9h às 13h. Aceita encomendas para festas. Whatsapp: (35) 99981-0615. Facebook: Kenia Bacil Bacil / Instagram: @kenia_bacil.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net