DEGUSTE

Chef Roberta Martins dá receita

de rigatoni para fazer em casa

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

05/08/2020

No próximo domingo, comemora-se o Dia dos Pais. Numa data especial como essa, vale se aventurar na cozinha e preparar um prato delicioso para o papai, como o rigatoni recheado com molho ao sugo, receita exclusiva da chef Roberta Martins para o Noticiar.net. Ela enviou um vídeo para incentivar a todos que estão em casa neste momento de pandemia do novo coronavírus (veja vídeo ao lado).

Conforme a chef, esta massa tem um preparo simples e fácil e agrada a todos os paladares, podendo ser feita para o almoço ou jantar. “Preparar uma receita pode envolver a família toda nesse momento, distribuindo tarefas e fazendo do prato algo produzido por todos com afeto. Até mesmo os filhos podem ajudar na cozinha e tornar o momento mais descontraído e prazeroso”, diz.  

A chef Roberta Martins está na gastronomia há 15 anos, sendo formada pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA) desde 2014. É especialista em confeitaria pelo Senac e churrasco e defumação pela Smoker BBQ Brasil. Hoje, atua em Minas Gerais, na região de Passos, Capitólio, São João Batista do Glória e Belo Horizonte, e em São Paulo, principalmente em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e a capital paulista.

No Sul de Minas, foi a idealizadora do 1º Festival de Gastronomia de Passos – Encantos e Sabores, realizado em 2017. Confira a receita abaixo da chef Roberta Martins:  

Rigatoni recheado com molho ao sugo

Rendimento: 6 porções, sendo que cada porção rende 11 unidades

 

Ingredientes

500 g de rigatoni (01 pacote)

6 litros de água

1 colher (sopa) de sal

1 kg de tomates maduros

11 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho

Ervas frescas (tomilho, manjericão, sálvia, alecrim)

1 rama de tomate

150g de mussarela

150g de presunto

180g de bacon

200g de creme de leite (1 cx)

200g de requeijão (1 copo)

Preparo

Para o recheio: corte o bacon em cubinhos pequenos e leve para fritar. Depois de fritos, deixe secar em um papel toalha. Enquanto isso, passe o presunto e a mussarela em um processador e reserve. Com a faca, triture os cubinhos de bacon.  Junte os ingredientes em uma vasilha e acrescente o requeijão e creme de leite. Corrija o sal, caso necessário. Tampe e reserve.

Para o molho: coloque uma panela com 3 litros de água para ferver. Corte os tomates em 4 partes. Levantou fervura, acrescente os tomates à água. Deixe cozinhar até que a casca comece a se desprender, por cerca de 10 minutos. Desligue, escorra a água e passe os tomates numa peneira.

Reserve a polpa. Em uma panela, coloque 10 colheres de azeite, alho e ervas. Deixe refogar. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora. Se reduzir muito, acrescente ½ copo de água e deixe cozinhar por mais 10 min. Acrescente sal. Reserve.

Para a massa: coloque 3 litros de água para ferver em uma panela. Depois de fervida, acrescente o sal. Despeje o rigatoni e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que ele esteja al dente. Escorra a água e passe por água fria para que pare o cozimento.

Rama para decoração: coloque uma colher de azeite em uma frigideira e leve a rama para selar. Salpique sal e pimenta do reino. Retire da frigideira.

 

Montagem

Com um saco de confeitar (não há necessidade de bico para confeitar), recheie o rigatoni e os acomode em um refratário. Despeje o molho sobre ele, acrescente a rama de tomate e folhas de manjericão para decorar.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net