DEGUSTE

Arroz caro? Substitua para

variar menu em casa

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  16/09/2020

Apesar de ser indispensável na mesa do brasileiro, o arroz está tão caro que tornou-se necessário repensar o cardápio para substituir o grão, prática comum na gastronomia. A nutricionista Andreína Mendonça dá algumas dicas por quais alimentos você pode substituir o arroz para fazer receitas gostosas e de valor nutricional semelhante.

 “O arroz pode ser substituído por vegetais plantados na horta, como mandioca, que é um alimento abundante, o cuscuz, que é rico em fibras, e batatas diversas que o Brasil produz o ano inteiro”, explica Andreína.

Ovos, carnes, ervilhas, grão-de-bico e feijões também entram na lista, pois são fontes de proteína. “Legumes e verduras podem complementar as quantidades diárias de nutrientes que o nosso corpo exige para se manter saudável”, diz. “Indico que as pessoas escolham alimentos com preços acessíveis e formas de preparo diversas que atendam melhor ao paladar da família”, completa.

Para a nutricionista, este é um bom momento para reduzir o consumo do arroz, um carboidrato tão pesado que, por vezes, contribui para o aumento de doenças como diabetes, obesidade e cardiovasculares.

“A opção de substituição que melhor atende ao perfil alimentar do ser humano é reduzir carboidratos e aumentar o consumo de outros alimentos, que vão suprir as necessidades nutricionais para um corpo livre de doenças que são adquiridas pelo excesso da ingestão de alimentos não bem-vindos ao organismo”, afirma.

Falando especificamente sobre o arroz, a nutricionista avalia que seja a hora de repensar sobre o cereal que, muitas vezes, é preparado sem critério e com sobras exorbitantes na mesa dos brasileiros todos os dias, indo parar no lixo.

“Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçados no Brasil por dia. Isto daria para alimentar 25 milhões de pessoas”, alerta.

Veja abaixo opções para preparar os alimentos que podem substituir o arroz:

Legumes

Couve-flor e brócolis podem substituir muito bem o arroz, pois depois de triturados em processador lembram bastante o cereal e o modo de preparo é bem semelhante.

Grão de bico

Saladas, homus (foto), falafel, hambúrguer, caldo, ensopados, empadão vegano, petiscos, polenta, brownie e até brigadeiro. É mais usado em dietas vegetarianas, mas é boa alternativa para quem gosta de grãos.

Batata

Salada (foto), nhoque, purê, suflê, torta, ao forno, escondidinho, sauté, ao murro, recheada, bolinhos. A variedade da batata é indiscutível e as receitas infinitas.

Mandioca

Nhoque, bolinhos, tapioca, croquete, coxinha, sopa, pães, bolos, biscoito, chips (foto), quibebe, escondidinho, cremes, lasanha e até pudim. Há uma infinidade de receitas com esta raiz.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net