DEGUSTE

Dia da Pizza:

que tal fazer uma napolitana em casa?

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  07/07/2020

O Dia Nacional da Pizza é comemorado na próxima sexta-feira, 10 de julho. Que tal fazer em casa uma tipicamente italiana nesse tempo de isolamento social devido ao novo coronavírus? O Noticiar.net traz para você uma receita de um restaurante famoso por fazer pizzas napolitanas e ainda os sete recheios mais consumidos pelos italianos, conforme a Agência Italiana de Notícias, a Ansa Brasil.

Pizza é uma unanimidade mundial, com grande tradição não só na Itália. É um dos alimentos mais consumidos no planeta e só no Brasil são vendidas mais de 1 milhão de pizzas diariamente, conforme a Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo divulgou em 2019. Nova York aparece como a cidade que mais consome pizzas no mundo, seguida de São Paulo, onde são comidas mais de 570 mil delícias redondas.

Desde dezembro de 2017, a “arte dos pizzaiolos napolitanos” é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Apesar de ser tradição italiana, a origem na pizza é incerta. Há indícios de que fenícios, egípcios, muçulmanos, chineses e gregos já comiam uma guloseima semelhante, misturando água, farinha e algum tipo de recheio. Mas foi no século 16 que ganhou o seu aspecto moderno de hoje com a introdução do tomate na Itália, tornando-se um dos principais ingredientes da pizza.

Pesquisadores apontam que a única certeza é que em Nápoles surgiu a primeira pizza redonda, conquistando a gastronomia mundial. Aprenda a receita original de pizza napolitana ao lado e veja na Galeria abaixo os principais sabores servidos na Itália (clique na foto para ler a legenda).

MASSA DE PIZZA NAPOLITANA

Ingredientes

500ml de água gelada
25g de sal
20g de açúcar refinado
15ml de azeite de oliva  
2g de fermento biológico fresco 
850g de farinha de trigo napolitana tipo “00”

Preparo

Em uma tigela, despeje a água e misture o sal, o açúcar, o azeite de oliva e o fermento. Depois, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, polvilhando sempre que precisar. Amasse bem até a massa ficar macia e lisa. Retire da tigela e amasse numa bancada polvilhada com farinha. Amasse bem até que a massa não grude na mão. O segredo é amassar bem até uns 20 minutos, deixando descansar entre 40 minutos e 2h, no máximo. Após, faça as bolinhas do tamanho da pizza que deseja e deixe descansar por mais 6h ou 8h antes de rechear e assar.

Margherita
Marinara
Diavola
Prosciutto e funghi champignon
Stagione
Boscaiola
Mare e Monti

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net