DEGUSTE

Ceia de Natal: prepare

um saboroso cupim assado

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  19/12/2020

O final do ano é a melhor época para se preparar um belo assado para a tradicional ceia de Natal. Entre aves e suínos, varie na mesa com um saboroso cupim, receita da assadora Sudréia Pereira, de Passos, no Sul de Minas.

Especialista em carnes bovina e suína, ela garante que é possível fazer um delicioso assado em casa, no forno do fogão ou no forno elétrico. Para hoje, Sudréia escolheu o cupim, uma carne com muito marmoreio (gordura intramuscular) e que, quando assado, fica macio e suculento, combinando muito bem com arroz, legumes, maionese, salada e molhos.

“Como dica de ceia de Natal, é indispensável  a escolha de um bom corte de carne e paciência para chegar ao ponto perfeito. E para atingi-lo, é preciso ter paciência, pois o tempo de cocção é demorado, além de manter a temperatura estável do início ao fim”, ensina a assadora, que também se especializou em defumados. “Escolhi o cupim porque é uma carne extremamente saborosa e de suculência extraordinária, sendo encontrado em vários estabelecimentos”.

Sudréia é assadora e possui um delivery de defumados e assados em Passos / Foto: Divulgação

Outra dica importante: não remova o papel alumínio enquanto a carne não estiver macia. “Todas as carnes possuem um ponto de referência  no processo de assar peças inteiras. Em média, a temperatura interna da carne bovina é de 90⁰C a 95⁰C, enquanto o suíno varia de 63⁰C a 68⁰C. Mas a temperatura serve como referência e não é regra. Sempre é bom lembrar que cada assado possui suas características”, afirma Sudréia.

Os temperos também dão um sabor todo especial aos assados. A assadora prefere os frescos. “Mas existem muitos temperos processados que, utilizados na medida certa, agregam muito sabor às carnes”, explica.

Graduada em educação física, Sudréia tem a gastronomia como paixão. Há 2 anos, se dedica à profissão de assadora e possui um delivery de defumados e assados em Passos. Para se especializar, já participou de alguns cursos, aprendendo técnicas de parrilla, churrasco e american BBQ com chefs renomados, como Mário Portella, Rogério Debetti e Rodrigo Bueno. 

 

Veja abaixo a receita do cupim assado para incrementar a sua ceia neste ano. Conforme Sudréia, a receita é simples e as pessoas podem usar a criatividade, acrescentando outros alimentos para agregar valor ao prato. “As pessoas podem colocar legumes para assar junto com o cupim 1hora antes da finalização. Pode-se servir o cupim com uma deliciosa salada, porção de arroz e com maionese fica delicioso. Também sirvo o cupim fatiado com molho em cima, como um agridoce ou barbecue. Existem várias possibilidades para esse prato que é bonito e saboroso”, diz Sudréia.  

Cupim assado no forno

Ingredientes

1kg de cupim

1 colher (sopa) de sal de parrilla

½ colher (sopa) de pimenta do reino moída na hora

20 ml de suco de maçã 

50 gr de manteiga 

 

Preparo

Misture bem os temperos e aplique sobre a peça de forma que todas as partes recebam uma camada fina. Deixar descansar por 20min. Coloque a carne inteira em uma assadeira, acrescente o suco e a manteiga. Feche bem com papel alumínio. Aqueça o forno por 10min a 170⁰C. Após aquecer, coloque a peça e deixar assar por 4h a 5h.

Teste do ponto: se você tiver um termômetro culinário, a temperatura interna da carne deve estar a 92⁰C, chegando ao ponto perfeito. Caso não tenha o termômetro, você pode utilizar um palito. Se o mesmo entrar e sair da carne sem resistência, está no ponto certo. Depois deste processo, retire o papel e deixe dourar.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2021  © Copyright Noticiar.net