Ariche: riqueza

gastronômica artesanal

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  15/02/2020

Patrícia e a mãe Cláudia produzem o ariche artesanal em Carmo do R. Claro / Foto: Divulgação

Versátil, o ariche é um queijo cremoso que pode acompanhar vários pratos culinários, dos mais simples aos mais elaborados e chiques. Uma riqueza gastronômica artesanal, vinda diretamente de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, que está sendo descoberta por muitos amantes da boa comida.

 

A administradora de empresas Patrícia Aparecida André Silva é quem vende o Ariche Aparecida desde 2017 em Passos e região. A produção artesanal é feita pela mãe, Cláudia Celina André Silva, em Carmo do Rio Claro, com o puro leite e iogurte desnatado, acrescido de temperos naturais.

A receita também tem toque e segredo familiares. Além de gostoso, o ariche possui vários benefícios ao organismo. “O ariche tem um ponto certo para ficar cremoso, o que o diferencia de outros queijos industrializados como o cream cheese. Além de ser mais saudável, tem poucas calorias, é antioxidante, rico em probióticos e vitaminas para pele e cabelos”, diz Patrícia, garota-propaganda do queijo produzido com carinho pela mãe.

Em fevereiro deste ano, elas lançam seu primeiro cardápio “Ariche – Paixão que encanta paladares” com vários pratos em que o queijo cremoso é usado como ingrediente principal, dando o sabor diferenciado às receitas, como tortas, lasanhas, pães caseiros, panquecas, bolinhos e croquetes (veja alguns dos pratos na Galeria abaixo; clique na foto para ler a legenda).

“Estamos criando novidades gastronômicas com o ariche e nossa missão é encantar paladares. O ariche é uma bênção em nossas vidas, sendo uma forma de levar a tradição mineira e familiar da nossa culinária de forma saudável e natural, sem aditivos químicos”, explica Patrícia, explicando que batizou o produto de Ariche Aparecida por mãe e filha serem devotas de Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, elas produzem quatro sabores diferentes do ariche. O tradicional é o básico, seguido de ervas finas, tomate seco e azeitonas roxas chilenas, preparado especialmente para datas festivas.

De 2017 para cá, Patrícia pesquisou as muitas maneiras de usar o ariche na cozinha. Descobriu que o queijo cremoso pode ser incluído em várias receitas, desde numa simples torrada até carnes e massas. “É um queijo-chave para todas as alimentações do dia, pois combina com tudo. Em 15g de ariche há somente 21 calorias”, conta.

 Ela enumera as infinitas combinações de alimentos que casam bem com o ariche: frutas, carnes, massas, verduras, legumes, saladas, ovos, frituras, caldos, sopas, antepastos. E tem mais: frituras, churrasco, pizza e até comida mexicana.

Para mostrar a versatilidade do ariche na gastronomia, Patrícia já vinha preparando receitas que incluem o queijo cremoso. Dentre os mais pedidos, estão quibe assado e cru, pães recheados e tortas. O sucesso foi tão grande que mãe e filha, as quais começaram vendendo apenas cinco potes do produto, hoje já possuem pontos de revenda em Passos, Itaú de Minas, Ilicínea, São Sebastião do Paraíso, Boa Esperança e no Mato Grosso.

DEGUSTE

Como era de esperar, o ariche é muito gostoso, com consistência firme e que realmente combina com vários pratos. Experimentamos dois sabores: o tradicional e o de ervas finas. Também provamos o queijo cremoso na manta de búfala recheado com tomate seco e rúcula. Simplesmente delicioso!

VAI LÁ:

Ariche Aparecida Queijo Cremoso, em Passos (MG). Encomendas pelo Wathsapp: (35) 99141-0734, das 8h às 18h. Facebook: Ariche Aparecida / Instagram: @aricheaparecida. Pontos de revenda - Passos: Center Frio e Toq Fit. Em S.S. Paraíso: Academia Power Life. Em Itaú de Minas: Dicas do Nutri. Em Boa Esperança: Confraria do Vinho. Em Ilicínea: revendedora Lilian Pereira (35) 98403-0385.

ANUNCIO

2019-2020  © Copyright Noticiar.net