DEGUSTE

paodequeijo4.jpg

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  15/08/2020

Dia do Pão de Queijo: 3

receitas caseiras deliciosas

Sinônimo de Minas Gerais, o pão de queijo comemora seu dia na próxima segunda-feira, 17 de agosto. Esta tradicional iguaria com queijo leva muito mais que ingredientes, mas sim toda uma cultura mineira, apreciada por todos os amantes da boa gastronomia no Brasil e no mundo. Por isso, o Noticiar.net traz nesta edição três receitas caseiras e deliciosas que você pode fazer em casa, durante o isolamento social e a quarentena provocadas pelo novo coronavírus. 

Para ser realmente gostoso, o pão de queijo tem que ter bastante queijo, ser crocante por fora e macio por dentro. Vai bem com tudo: um bom café, suco, no lanche da tarde ou recheado. Confira abaixo as três receitas com queijo Canastra, meia cura e dois polvilhos, o azedo e o doce.

Pão de Queijo Tradicional

Ingredientes

250ml de leite

100g de manteiga

500g de polvilho azedo

½ colher (sopa) de sal

½ copo de água

2 ovos

300g de queijo Canastra

Preparo

Numa panela, ferva o leite com a manteiga. Reserve. Numa vasilha grande, misture o polvilho, sal e água até virar um tipo de farofa. Despeje o leite com a manteiga e misture bem até formar uma massa lisa. No meio, abra um espaço e adicione os ovos, sovando até a massa desgrudar das mãos.

Depois, acrescente o queijo ralado, mexendo sempre. Pincele um pouco de manteiga e leve à geladeira por 30 minutos, cobrindo com plástico filme ou pano de prato. 

Pré-aqueça o forno com uma temperatura alta. Ao retirar a massa da geladeira, faça bolinhas e coloque numa assadeira. Asse por 25 a 30 minutos até ficar dourado por cima.

Pão de Queijo Meia Cura

Ingredientes

1 xícara de leite

1/2 xícara de óleo

½ colher (sopa) rasa de sal

500g de polvilho doce

2 ovos

1 e ½ xícara de queijo meia cura ralado

Preparo

Coloque o leite, o óleo e o sal numa panela e leve ao fogo alto. Ao levantar fervura, despeje a mistura sobre o polvilho previamente colocado numa vasilha. Mexa bem com uma colher de pau. Em seguida, acrescente os ovos, um a um, mexendo sempre.

Ponha o queijo ralado e misture com as mãos até que a massa não grude nas mãos. Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar homogênea.

Com a massa pronta, enrole bolinhas na palma da mão, colocando-as numa assadeira retangular untada e com farinha. Aqueça o forno a 200°C antes e ponha para assar por 20 minutos.

Pão de queijo com 2 polvilhos

Ingredientes

200g de polvilho azedo

300g de polvilho doce

350ml de leite integral

100ml de óleo

2 ovos

1 colher (chá) de sal

300g xícaras de queijo minas padrão ralado fino 

Preparo

Junte o leite, o óleo e o sal numa panela. No fogo, não precisa esperar fervura. Numa tigela maior, coloque os dois polvilhos e junte a mistura de leite e óleo aquecida, misturando bem até ficar morno. 

Um a um, junte os ovos levemente batidos e misturando bem. Em seguida, coloque o queijo minas ralado e passe a misturar com as mãos até formar uma massa homogênea.

Para a massa não grudar nas mãos, unte-as com óleo e faça bolinhas do tamanho desejado, colocando diretamente numa assadeira. Deixe assar por 20 minutos no forno pré-aquecido a 200° C.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net