top of page

BEM TOMBADO

santacasa-fachada2.jpg

Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Passos

Ano de inauguração: 1904
Ano de tombamento: 2007
Estilo: eclético, com predominância do neoclássico
Área: 603,67 m²

Ouça Fachada da Santa Casa de Passos
whats-logo.png

Descrição do bem tombado
Em vistas panorâmicas de Passos, uma construção sobressai pela sua amplitude e beleza: a fachada da Santa Casa de Misericórdia de Passos, tombada devido à sua grande importância na área de saúde do município. A cor marrom predomina com detalhes em amarelo e branco dando vida à frente histórica do hospital.


Pelo fato do hospital ter sido construído num dos locais mais altos de Passos, suas imponentes janelas e seu estilo arquitetônico único podem ser visualizados de vários pontos da cidade. É um marco de referência, medindo 22 m de comprimento e 20 m de altura.


Atualmente, a fachada encontra-se em ótimo estado de conservação e integridade estrutural, recebendo cuidados e reparos pela própria instituição, após aprovação dos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Janelas são figuras importantes na fachada eclética, totalizando 33 delas

santacasa-janelas1.jpg

Ao todo, são 33 janelas distribuídas em módulos, emolduradas por relevos. De predominância neoclássica, a fachada apresenta característica do ecletismo do início do século 20, com significativos elementos de simetria e proporcionalidade.


A obra é marcada pela horizontalidade dada pelo ritmo das aberturas. Com a parte central e as extremidades laterais avançadas em relação ao plano de fachada, as três partes formam um frontão triangular e em seu ponto mais alto há pináculos em forma de cruz, que remetem ao estilo gótico.

A presença de rosáceas como elemento decorativo é comum na fachada, repetindo-se em detalhes abaixo das janelas localizadas nas extremidades. Motivos geométricos também se destacam em alto relevo. Esses ornamentos são muito importantes na caracterização do estilo, pois sua presença compõe a fachada singular do hospital até nos dias atuais.

fachada-detalhes.jpg

Elementos geométricos e rosáceas em alto relevo ornamentam fachada do hospital

Importância
A fachada da Santa Casa de Misericórdia de Passos é testemunho do empenho de vários cidadãos na construção de um hospital de vocação regional em Passos. Ao longo das décadas, a Santa Casa tornou-se referência no serviço hospitalar na região, sendo uma das instituições mais antigas de Passos, a qual une pessoas de todos os credos, raças e estrato social.

 

Para se adequar às novidades da medicina moderna, o prédio da Santa Casa vem sofrendo alterações físicas no seu interior com a necessidade da ampliação e construção de edifícios anexos, seguindo a natural expansão do complexo hospitalar. A fachada, no entanto, teve poucas alterações, mantendo seu estilo arquitetônico eclético, com preservação de seu desenho original. 

Fachada da Santa Casa de Passos mantém-se original, mesmo com novas adaptações da construção

fachada-lateral.jpg

Essa adequação constante do prédio, para garantir qualidade do serviço médico, impossibilitaria o tombamento de toda a edificação. Por isso, optou-se por tombar somente a fachada, que integra o bloco principal da edificação — o único elemento original que ainda sobrevive desde sua inauguração. Por si só, justifica a relevância de sua proteção patrimonial e seu valor afetivo-simbólico para o município.


Atualmente, a Santa Casa de Passos é considerada um dos melhores hospitais de Minas Gerais. Em 2011, a fachada da Santa Casa foi eleita uma das Sete Maravilhas de Passos, num concurso realizado pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), hoje Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

História
A história do hospital remonta ao século 19, quando foi inaugurado num imóvel no centro da cidade devido à chegada do chamado “surto das bexigas” na região. Com receio de que a doença chegasse a Passos, lideranças locais mobilizaram-se para construir um hospital no município, tendo à frente o Barão de Passos. 


Num primeiro momento, foi instalado num prédio à Rua das Flores, atual Rua Coronel Neca Medeiros. Em 1864, foi celebrado o Compromisso da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos, que se responsabilizou pela manutenção e administração do estabelecimento. Passos havia se elevado à categoria de cidade em 1858 e o setor político também se movimentou, apoiando a causa social.

O crescimento da demanda na área de saúde trouxe a necessidade de se construir um novo hospital. Já em 1894, iniciou-se a arrecadação de verbas para a obra do edifício que seria o mais importante da cidade.

Em 1895, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do prédio. Embora não existam documentos comprobatórios, o projeto seria do renomado arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928), responsável pelas principais obras públicas em São Paulo no início do século 20. O construtor foi Vicente Richinhio.

santacasa-projeto.jpg

Desenho histórico da fachada no início do século 20 / Reprodução

santacasa-antiga.jpg

Vista geral da fachada após sua inauguração em 1904 / Reprodução

O prédio possuía 22 m de comprimento por 20 m de largura. Entre as galerias, quartos, enfermarias e salas cirúrgicas, que aumentavam o conjunto do edifício, já aparecia a imponente e “longeva aparência da fachada”, como informa relatório anual da Santa Casa à época.


A inauguração do novo prédio ocorreu em julho de 1904. Paralelamente, a construção iniciou um processo social que interferiu diretamente na vida futura da cidade, gerando um fenômeno de remodelação nas ruas de Passos.


Além disso, houve grande envolvimento comunitário com doações, campanhas e contribuições variadas no erguimento do novo hospital e sua expansão. O tombamento ocorreu em 2007, por meio do Decreto Municipal nº 993.

Intervenções e restauros
Quando da construção do hospital no início do século 20, a fachada principal era recuada com presença de grades de ferro, possibilitando acesso ao mesmo nível da rua. Devido a aterros na Rua Santo Antônio, que cruzava a Rua Santa Casa em nível mais abaixo, a topografia foi recortada e houve aumento de desnível.


Numa das alterações, sem data precisa, construíram-se escadas e uma rampa de acesso de usuários e ambulâncias, e ainda uma laje de concreto para servir de abrigo, ocultando detalhes arquitetônicos do portal de entrada, intervenções efetuadas nos anos 1950. Porém, a fachada do edifício manteve-se íntegra, de acordo com o desenho original.

Em 2004, quando a Santa Casa de Passos completou 140 anos, a fachada foi revitalizada pela primeira vez, em projeto do arquiteto Ivan Andrade Vasconcellos. Com o desenho arquitetônico original, executado em aquarela e com grande riqueza de detalhes na época, o arquiteto conseguiu obter dados por meio da digitalização do material e restaurar de forma genuína a fachada do hospital.


Com a revitalização, percebeu-se que o projeto não foi executado totalmente como previsto no início do século 20, pois foram alterados os revestimentos, a porta principal e o pórtico de entrada. 


Assim, a fachada ganhou a cor ferrugem para se aproximar, ao máximo, do projeto pioneiro que especificou o uso de tijolos aparentes. Na porta central de madeira e detalhes em alto relevo, que precisou ser restaurada, surgiu a inscrição “Hospital de Caridade”, resgatado para os dias atuais, além da adaptação de uma entrada de emergência no lado direito.

porta-caridade.jpg

Inscrição Hospital de Caridade foi resgatada na primeira grande revitalização da obra, em 2004

nicho.jpg

Nicho onde se encontra imagem de N.S. das Dores, padroeira do hospital

Também na entrada central, a cobertura de laje de concreto foi substituída por uma de ferro e policarbonato translúcido, acompanhando o desenho das janelas e porta em arco pleno. 


Outra descoberta na revitalização foi de uma janela circular na fachada, a qual foi substituída por um nicho, onde se encontra hoje a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos enfermos. A restauração resultou no resgate histórico do hospital, contribuindo para o tombamento em 2007.

A mais recente revitalização da fachada ocorreu em 2022, isto é, 18 anos depois da restauração mais incisiva. Foram cinco meses de obras, recuperando a pintura original marrom com detalhes em branco e amarelo, de quando da inauguração do hospital no início do século 20. Em 2024, a Santa Casa inaugurou a nova iluminação da fachada, dando mais vida e beleza ao bem tombado. 

Funcionamento
Endereço:
Rua Santa Casa, 164 – Bairro Santa Casa
Dias e horários: todos os dias da semana, 24h/dia
Acesso: gratuito

logo-leis.png

O Mapa Virtual dos Bens Tombados de Passos é uma produção do site Noticiar.net, publicado em outubro de 2024 e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos. 

Ficha técnica:
Produção, pesquisa documental, redação e edição:
Keuly Vianney
Fotos: Aluísio de Souza e Keuly Vianney
Revisão: José dos Reis Santos
Webdesigner: Mariana de Lima Cruz

Agradecimentos: Marcos Roberto da Silva Costa, Afonsinho Simosono, Ivan Vasconcellos, Maurício Ponsancini, Roseymar Zaroni, Suzana Machado, Samyra Marques

Referências Bibliográficas: 
____________. Dossiês de tombamento do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Passos de 1998 a 2020


____________. 150 anos da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Folha da Manhã. Passos (MG), 2014. 
 

____________. 150 anos de Passos. Folha da Manhã e Fesp. Passos (MG), 2008. 
 

____________. A História das Ferrovias no Brasil. Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Disponível no https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/ferrovias/historico 

Castro, Wagner. Ensaio para uma Pintura Espírita. Belo Horizonte (MG), 2011.  
 

Noronha, Washington. A História de Passos. Passos (MG), 1969. 
 

Vianney, Keuly. Câmara Municipal de Passos - 170 anos (1850-2020). Passos (MG), 2020. Edição online disponível em https://www.camarapassos.mg.gov.br/camara%20passos%203o%20relatorio.pdf

bottom of page