top of page

CLIMA

umbrella-3776665_640.jpg

Veja até quando chove na região de Passos

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

07/12/2022

whats-logo.png

Os passenses devem continuar usando guarda-chuva por um bom tempo. A previsão é de que as pancadas de chuva aconteçam nos próximos 15 dias na região, conforme dados dos sites meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo, pesquisados hoje pelo Noticiar.net. O grande volume de água caindo é atuação do La Niña, fenômeno que deve persistir até fevereiro de 2023, como foi divulgado nesta quarta-feira pelo Inmet. 


Caso a previsão de atuação do La Niña persista, as chuvas vão continuar nos próximos meses do verão para a região Sudeste do Brasil, incluindo o Sul de Minas. Já as temperaturas vão se manter mais amenas. 

Para os próximos 15 dias, o Climatempo prevê pancadas de chuvas, típicas da Primavera-Verão, durante o dia e a noite até 15 de dezembro. O único dia sem chuva aparece só em 16 de dezembro, mesmo assim o sol dá as caras com algumas nuvens. 


A trégua, entretanto, será rápida, pois a previsão do Climatempo é de que nuvens voltem a se formar, causando pancadas de chuva durante os períodos do dia até 21 de dezembro. 

Já no site do Inmet, que divulga informações até só até dia 11 de dezembro, a previsão é de que chova amanhã, ficando com muitas nuvens na sexta e no sábado. No domingo, é esperada chuva isolada. É bom lembrar que a previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, pois depende das condições climáticas e da natureza. 


Conforme estudiosos, o La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial, causando mudanças na circulação atmosférica tropical. Isso impacta os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, principalmente na América do Sul.

Caso a previsão do La Niña se confirme, este será o terceiro verão seguido do Hemisfério Sul influenciado pelo fenômeno climático, de acordo com o Inmet. 


A grande quantidade de chuvas neste período é excelente para a Hidrelétrica de Furnas encher o reservatório e manter a cota 762m. Além disso, turismo da região também se beneficia, pois a visita ao Mar de Minas depende muito de passeios de lancha e ida às cachoeiras. Desde outubro, empresários do setor comemoravam o nível do reservatório, elevando o otimismo do setor para a primavera-verão 2023.  

Por outro lado, há as medidas de segurança que devem ser adotadas neste período chuvoso, principalmente para quem visita as cachoeiras, as quais correm risco de cabeça d'água (veja dicas do Corpo de Bombeiros), além de acidentes com animais peçonhentos (leia orientações da Secretaria de Estado da Saúde-MG). 

VEJA MAIS

scorpio-399120_640.jpg
arvore-santa.jpg
IMG-20211218-WA0016.jpg
bottom of page