TURISMO

FLORA

De casa, visite Jardins Botânicos do Brasil

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

26/09/2020

Com a entrada da Primavera, a atenção volta-se para as flores, plantas e árvores. Com a pandemia do novo coronavírus e maior tempo em casa, dá para você descobrir alguns Jardins Botânicos pelo Brasil afora, de acordo com a seleção realizada pelo Noticiar.net para esta reportagem.

Fora os famosos Jardins Botânicos do Rio de Janeiro e Curitiba, há muitos outros complexos com rico acervo natural e diverso espalhados por todo território tupiniquim. Foram escolhidos cinco Jardins Botânicos, um de cada região do Brasil, revelando as riquezas preservadas no Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Muitos ainda são poucos conhecidos da população, sendo esta uma oportunidade de conhecer melhor flores, plantas, árvores e até pássaros, insetos e parte da fauna que ajuda a manter todo bioma natural com vida, pois as instituições possuem programas de educação ambiental. 

Alguns já reabriram para visitação, mas com restrições e medidas sanitárias devido à pandemia. Enquanto isso, confira os locais selecionados e obtenha mais informações sobre este mundo maravilhoso da sua própria casa:

Jardim Botânico de São Paulo – Na região Sudeste

Com 143 hectares, o Jardim Botânico de São Paulo foi fundado em 1928 e conta com várias espécies vegetais distribuídas num conjunto arquitetônico-cultural e paisagístico de grande impacto, que pode ser visitado em 360°. São cerca de 30 passeios virtuais disponíveis no site, dos principais pontos de visitação, como as estufas de plantas típicas da Mata Atlântica, o Jardim de Lineu, o portão histórico de 1894 e o marco das nascentes do riacho Ipiranga. Além de todo esse verde, o Museu Botânico apresenta amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações do ecossistema paulista.

Musa – Na região Norte

O Museu da Amazônia foi criado em janeiro de 2009, ocupando 100 hectares da reserva florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, e possui um rico jardim botânico. Estudado há mais de 60 anos, a área de floresta reúne catálogos sobre a fauna e flora amazônica. No site, o visitante acessa uma série de fotos do viveiro de orquídeas e bromélias; um jardim sensorial com dados sobre frutas e plantas medicinais, além de laboratórios experimentais e exposições interessantes. Um dos destaques é Lago das Vitórias-Régias, com curiosidades e informações sobre esta linda flor, como mostra o vídeo ao lado.

Jardim Botânico de Porto Alegre – Na região Sul

O Jardim Botânico de Porto Alegre abrange uma área de 39 hectares na capital gaúcha, dedicando-se à conservação de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul, principalmente as ameaçadas de extinção. Possui uma vasta coleção de plantas, canteiros de flores e trilha de arboreto, que podem ser vistos na Galeria de Fotos. Para quem gosta de flores, é fácil ver papoulas, lavandas, jurubebas, sálvias, etc. No site, você também tem acesso à Fundação Zoobotânica, Museus de Ciências Naturais e o Parque Zoológico.

Jardim Botânico do Recife – Na região Nordeste

Aberto em 1979, o Jardim Botânico do Recife fica numa unidade protegida de 11,23 hectares de Mata Atlântica na capital do Pernambuco. Disponibiliza sete jardins temáticos, com plantas medicinais, plantas tropicais, jardim sensorial e coleções científicas do bromeliário, cactário, orquidário e ainda área de palmeiras. Na Galeria de fotos do site, você pode ter uma ideia de como é realizada a preservação da fauna e flora do local, que também oferece informações sobre coleções científicas de cerca de 500 amostras coletadas.

Jardim Botânico de Brasília – Na região Centro-oeste

Área protegida, o Jardim Botânico de Brasília tem predominância da vegetação do Cerrado em excelente estado de conservação. Por isso, ficou conhecido como Jardim do Cerrado. O local possui várias áreas de visitação, que podem ser vistas em Galerias de Fotos. A área de visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, Orquidário, Cactário, Permacultura e Trilhas Interpretativas. O espaço dos Jardins Temáticos é atração à parte, com o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação, que proporcionam contato a diversidade de várias espécies, que podem ser minuciosamente observadas nas fotos.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net