DEGUSTE

Divulgação

Pavlova Meringue

Comida de mãe: 2 receitas 
para comemorar com ela

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

06/05/2022

whats-logo.png

No próximo domingo, famílias se reúnem para comemorar o Dia das Mães. Para celebrar a data, o Noticiar.net preparou 2 receitas para aquele almoço especial com as mamães, com um prato salgado de bobó de frango e uma sobremesa de pavlova com frutas. 


Nesse bobó, o frango é trocado pelo camarão para ficar uma receita acessível, prática e mais barata, mas que é tão gostoso quanto o tradicional. Já a pavlova é uma sobremesa à base de merengue em forma de bolo, criada por um chef francês em Paris em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. 

Confira todos os ingredientes e preparo dessas delícias abaixo: 

BOBÓ DE FRANGO
Ingredientes
500 g de peito de frango sem pele e sem osso
500 g de mandioca descascada
1 pimentão vermelho
1 tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro
Caldo de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de azeite de dendê
¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
Sal a gosto

bobo-shrimp-3703528_640.jpg

Preparo
Corte a mandioca em pedaços médios e coloque para cozinhar na panela de pressão, cobrindo com água. Regue 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 


Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão. Descasque e pique fino a cebola e o alho.  Lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos. Faça o mesmo com as folhas de coentro e a pimenta dedo-de-moça (se preferir o bobó mais apimentado, fatie com as sementes). 

Após 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. 


Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela - se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). 

Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado. Misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. 


Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. 


Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.

PAVLOVA COM FRUTAS
Ingredientes

2 claras de ovos
⅔ de xícara (chá) de açúcar
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
Frutas de sua preferência, como morangos, amora e até manga e kiwi
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
¼ de xícara (chá) de açúcar

cake-6728874_640.jpg

Preparo
Antes de iniciar a receita, pré-aqueça o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Unte uma assadeira retangular grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.


Na tigela da batedeira, coloque as claras e leve para bater até o ponto de neve: inicie em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade para média e deixe bater até ficar firme. Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos. Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante.


Para modelar as pavlovas, use uma colher de sopa para distribuir o merengue na assadeira formando 6 montinhos altos. Com a ponta da colher, abra uma cavidade no centro de cada montinho como se fosse uma "tigela" para rechear depois de assar.

Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo e mantenha a assadeira dentro do forno desligado até que as pavlovas sequem completamente, por cerca de 4 horas sem abrir a porta - assim elas terminam de assar sem dourar. Se preferir, prepare o merengue e asse as pavlovas na noite anterior.


Para a cobertura, pique as frutas em cubos pequenos para ficar mais delicado, transfira para uma tigela, misture e reserve. 


Em outra tigela grande, coloque o creme de leite, o açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até ficar firme (se preferir, bata o creme na batedeira). Com uma colher de sobremesa, preencha as cavidades das pavlovas com o creme batido. Cubra com as frutas picadas e sirva a seguir.

VEJA MAIS