EDUCAÇÃO

Semeando.jpg

Reprodução

Programa Semeando está de volta em 2022

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

29/11/2021

whats-logo.png

A educação mineira inicia a semana com uma boa notícia: o Programa Semeando, do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), estará de volta em 2022 com a missão de levar às crianças e educadores das escolas municipais e estaduais de todo Estado uma compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. Os integrantes podem participar de um concurso cultural e concorrer a um tablet.

 

Nas edições anteriores, muitos estudantes da região ganharam prêmios, como de Passos, São Sebastião do Paraíso, Capitólio, Bom Jesus da Penha, dentre outras cidades. O Semeando é um programa educacional do Sistema Faemg em parceria com o Sebrae. Seu principal objetivo é estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora.

Conforme informações divulgadas hoje pela assessoria do Sistema Faemg, as ações do programa acontecem entre fevereiro e novembro de 2022, com as instituições participantes desenvolvendo atividades direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I de escolas municipais e estaduais de todo Estado. Ao final, eles podem participar de um concurso cultural nas categorias desenho e redação.

 

Juntos, alunos e professores serão orientados a gerar valores e atitudes para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais. Os estudantes e docentes vencedores, ou seja, o 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho, das 10 regionais do Sistema Faemg receberão um tablet como prêmio.

Para a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, o Programa Semeando fez um trabalho maravilhoso levando conhecimento sobre o agro brasileiro e estimulando jovens e crianças a seguirem este caminho de formação. “Hoje, com todas as mudanças no mercado de trabalho e tantas notícias distorcidas sobre o agronegócio, é fundamental retomarmos as atividades do programa. Queremos plantar a semente de conhecimento para colher um futuro de qualidade para a produção rural”, disse.

A mobilização das escolas conta com a parceria das entidades cooperadas do Sistema Faemg. As redes sociais já estão online: @programa_semeando no Instagram e no Facebook.

História de sucesso

O Semeando foi realizado por 10 anos, entre 2001 e 2010, alcançando o status de maior programa de educação ambiental de Minas Gerais. O programa envolveu 150 mil professores e 3 milhões de crianças de escolas públicas, colecionando histórias de sucesso.

O mascote, o Torrãozinho, marcou uma geração inteira de meninos e meninas incentivados a cuidarem da natureza. Mesmo após 10 anos do último concurso, quando foram recebidos quase 14 mil trabalhos, o programa está presente na memória de quem leu e aprendeu com o material distribuído gratuitamente às escolas.

Hoje, o Torrãozinho retorna alegre e repaginado para continuar a ensinar às crianças que o agro, a cidade e o meio ambiente estão muito próximos da vida de todos os habitantes do planeta e podem viver pacificamente. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

VEJA MAIS