OPINIÃO

Engenheiro agrônomo com Tablet

Metaverso: Que bicho é esse?

Silvana Novais

Flávio Amaral  

Do Sistema Faemg/Senar/Inaes

09/03/2022

whats-logo.png

Imagine um espaço em que as pessoas conhecem novos produtos e serviços e participam de reuniões e treinamentos. Agora, junte a isso tecnologias que aumentem a experiência do usuário, dando a sensação de contato físico, mesmo em um ambiente virtual. Tudo isso na segurança da sua casa ou ambiente de trabalho. Pronto! Está aí a base do que chamamos de metaverso. Seja bem-vindo!

 

Embarcar em um trator digital, fazer a seleção de grãos digitais de café ou até mesmo sentir a textura e cheiro de frutas e hortaliças que foram criadas no universo paralelo pode parecer distante da nossa realidade mas, são exemplos de ações que estão ganhando relevância em todo o mundo. 

Empresas de todas as áreas estão investindo tempo e dinheiro para criar os seus próprios ambientes em metaverso ou entrando para outros. E não podemos deixar de destacar a importância da conexão 5G para a aplicação e expansão dessa ou de outras ferramentas tecnológicas.

 

O agronegócio, é claro, não pode e não vai ficar de fora de mais essa inovação! Para o setor, existem diversas possibilidades, entre elas, a criação de ambientes rurais para o desenvolvimento de capacitações. 

Produtos e serviços também podem ser ofertados, com capacidade de  transformar o usuário em um ser microscópico para permitir a observação do funcionamento de cada engrenagem de uma máquina agrícola.

 

Embora se tenha um ambiente de incerteza sobre quais aplicações serão mais difundidas, uma coisa é certa: o produtor rural será o principal beneficiado! Ele terá mais segurança na aquisição de produtos e serviços, com análise nos mínimos detalhes, e aprimoramento da experiência de qualificação profissional, sem a necessidade de deslocamento e com nível de imersão nunca antes visto.

Apesar de parecer distante, o metaverso já chegou. Então, aperte o cinto e se prepare para decolar em um voo sem volta por este novo universo cheio de possibilidades!

Silvana Novais, superintendente do Inaes

Flávio Amaral, analista de comunicação e inovação do Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos

VEJA MAIS