BEM-ESTAR

Tigela de frutas

Gripe e resfriado: 5 frutas

para fortalecer a imunidade

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

08/01/2022

whats-logo.png

Uma boa alimentação fortalece o organismo e aumenta a imunidade necessária para as doenças em evidência neste início de 2022, principalmente a gripe e o resfriado, mas também a Covid-19 e a flurona (gripe e o novo coronavírus simultâneos). Melhor ainda se forem alimentos da estação e frescos, como a lista que a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos divulgou esta semana para que as pessoas consumam frutas e legumes de boa qualidade e importantes para a saúde.

Em janeiro, a lista inclui 17 alimentos que estão em período de safra, costumam ser mais baratos, apresentam melhor qualidade e são mais saborosos. De acordo com a divulgação, “o planejamento alimentar é fundamental para evitar várias idas ao mercado e manter a alimentação saudável. Aliar isso à economia é melhor ainda”.

Dos temperos, dois se destacam: o alho e a cebola. Já o tomate cereja, quiabo, o pequi, milho verde e vagem macarrão aparecem no rol dos legumes. Mas se você gosta de frutas, elas aparecem em grande quantidade na lista da SRS, como no caso da ameixa, amora, figo, limão tahiti, manga, melão, morango, nectarina, pêra, pêssego e uva Niágara.

A reportagem selecionou cinco frutas fáceis de encontrar nos supermercados e nos verdureiros da cidade e da região, com suas respectivas qualidades nutricionais, principalmente de vitamina C, essencial para aumentar a imunidade e se prevenir, ou atenuar, doenças respiratórias. Lembrando que todo consumo deve ser moderado. Veja abaixo:

Ameixa

Muito consumida no fim do ano, a ameixa é excelente para imunidade, pois tem alta concentração de vitamina C prevenindo gripes e resfriados. A fruta acaba entrando no cardápio do verão, sendo indicada para evitar prisão de ventre. Possui fibras solúveis e insolúveis capazes de equilibrar o funcionamento do intestino e reduzir o risco de câncer colorretal. Previne osteoporose e protege o coração de doenças cardiovasculares devido ao seu alto poder antioxidante.

Dica de consumo: in natura, fresca, em calda ou seca.

ameixas
fresh-g7f2cf1588_640.jpg

Limão tahiti

Muito prático, o limão é fonte poderosa das vitaminas A, B e C, de potássio e ferro, atuando como antibiótico natural, antiviral, anti-inflamatório e regulador de taxas de colesterol do sangue. A substância limonemo combate os radicais livres e mantém o colágeno. Seu consumo regular preserva a saúde e promove a longevidade por ser da família de frutas cítricas, reduz estresse, ansiedade e depressão.

Dica de consumo: os sucos são a forma mais fácil de consumi-lo, sendo também muito usado na culinária, em temperos de carnes e saladas, tortas, bolos, mousses e a popular caipirinha.

Manga

A manga é uma fruta com múltiplos benefícios: combate diabetes, alivia prisão de ventre, previne o câncer, protege o coração, reduz colesterol ruim, retarda o envelhecimento, protege a pele e, claro, fortalece a imunidade. Rica em caroteno, ferro e as vitaminas A e C, consegue aumentar o fortalecimento do organismo prevenindo várias doenças e combate inflamações.

Dica de consumo: in natura, sucos, geléias, saladas ou misturar com outros alimentos de sua preferência

mango-g2a07c7f71_640.jpg
Pêssegos

Pêssego

Fruta típica da estação, o pêssego é rico em vitamina C, flavonóides e antocianinas, fortalecendo as células do sistema imunológico e auxiliando na prevenção de infecções, como gripes e resfriados. Também possui boas quantidades de betacaroteno, com ação antioxidante que combate os radicais livres e doenças, como diabetes, câncer, infarto e arteriosclerose. Ajuda no bom funcionamento do intestino e na perda de peso, pois possui poucas calorias.

Dica de consumo: in natura, sucos, chá, mousse, salada, doce em caldas, geléias, em bolos e tortas.

Uva Niágara

Possui vitaminas A, C, E, K e os minerais cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Combate inflamações no organismo, ajuda na prevenção de infecções e fortalece a imunidade. Além disso, melhora a saúde do coração e quanto mais escura for a uva, maior a quantidade de resveratrol, um antioxidante que combate os radicais livres e favorece o bom colesterol.

Dica de consumo: in natura consumindo 10 uvas ou um cacho pequeno por dia, suco ou um bom vinho, desde que com moderação. Uva também é usada em chocolates, doces e tortas.

Tigela de uvas

VEJA MAIS