Veja sintomas dos 6 tipos de Covid-19

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

21/07/2020

Se há uma certeza sobre o novo coronavírus é que ele se manifesta de maneiras diferentes em cada pessoa, indo do caso leve até o mais grave que afeta a função respiratória e leva o paciente à intubação. Cientistas do King’s College London, do Reino Unido, divulgaram o resultado de uma pesquisa recente que aponta os seis tipos de Covid-19 classificados até agora, juntamente com seus principais sintomas (veja Galeria acima e clique na foto para ler a legenda).

A notícia foi divulgada no último final de semana, mas o estudo publicado na plataforma medRxiv data de 16 de junho de 2020 e baseia-se na análise de dados a partir de um aplicativo que rastreia os sintomas da Covid-19.

Os estudiosos usaram um algoritmo de aprendizado para fazer a análise dos dados de 1.600 usuários no Reino Unido e nos Estados Unidos. Eles chegaram à conclusão de que as pessoas podem experimentar vários sintomas diferentes, como dor de cabeça, dores musculares, diarréia, perda de apetite, falta de ar, confusão, dentre outros.

Até então, já se sabia por meio de outras pesquisas que a tosse contínua, febre e perda de olfato (anosmia) eram consideradas os principais sintomas da doença causada pelo novo coronavírus. Os cientistas decidiram descobrir se determinados sintomas eram concomitantes no paciente, bem como sua relação com a evolução da Covid-19.

De posse dos dados, o estudo classificou os seis tipos da doença, com os sintomas mais comuns, um avanço para a área científica. Em abril, uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade de Kiel, na Alemanha, já tinha detectado três tipos de novo coronavirus, para o qual já havia mais de mil sequenciamentos genéticos em estudo devido às mutações do vírus.

Na última semana, cientistas brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, também divulgaram a identificação de seis linhagens (cepas) do novo coronavírus em circulação no Brasil, pelo menos, entre os meses de fevereiro e abril. Os estudiosos também identificaram a principal sub-linhagem do vírus no país.

O artigo britânico ainda é uma pré-impressão e precisa de revisão científica para consolidar os dados. Muitas pesquisas ainda são necessárias sobre o novo coronavírus, porém este tipo de publicação já é um norteador e ajuda na busca por vacinas com maior eficácia.

 Estudo britânico classificou os seis tipos do novo coronavírus até o momento

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Aprenda a fazer dois modelos fáceis de máscaras para se proteger do novo coronavírus

Relax na quarentena

Nesse período de isolamento social, mantenha calma e fuja do estresse com 5 dicas

2019-2020  © Copyright Noticiar.net