GALERIA

BEM-ESTAR

Mantenha o equilíbrio na quarentena

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

24/03/2020

O período de isolamento social para barrar a disseminação do coronavírus não está sendo fácil para ninguém, pois a quarentena obriga as pessoas a mudarem seus hábitos e estilo de vida. Para deixar esse momento mais leve, o Noticiar.net ouviu dicas de profissionais de saúde e bem-estar de Passos para que você mantenha equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual nos próximos dias.

As dicas são de profissionais das áreas da psicologia, mindfulness e coach de bem-estar para crianças e adultos (veja Galeria acima; clique na foto para ler a legenda).

O instrutor em mindfulness, Ilídio Gontijo, avalia que este período de vulnerabilidade mundial pode gerar alguns padrões de pensamentos e emoções negativas, despertando uma avalanche de hormônios que comprometem a saúde física, incluindo a imunidade, o equilíbrio psíquico e os relacionamentos.

“As meditações mindfulness nos dão ferramentas para vivenciarmos esses desafios atuais de maneira mais habilidosa, pois praticamos a consciência plena, num estado mental de experiência do momento”, explica o instrutor formado pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Unifesp, de São Paulo.  

Conforme ele, você pode praticar uma meditação mindfulness simples e rápida em casa como autocuidado, observando a consciência do corpo, das emoções, dos pensamentos e da respiração. “Estar consciente do que se vive no agora traz um espaço entre estímulos e respostas, desarmando gatilhos emocionais negativos”, garante Ilídio.   

Para a coach de bem-estar Kelly Roberta de Toledo, este é um momento ideal para reflexão sobre a vida. “Temos trabalhado em excesso e a quarentena nos faz refletir sobre nossa vida. Sempre jogamos a culpa no tempo, pois a maioria das pessoas diz que não tem tempo para si mesmas. São dias difíceis que nos tirou da rotina. É preciso ir lá no nosso interior para entender o que vem acontecendo”, explica.

Por outro lado, a coach lembra que esse choque de quarentena traz, às vezes, muita negatividade para certas pessoas. Por isso, ela aconselha a buscar pensamentos positivos para manter o equilíbrio e aproveitar o tempo livre para cuidar de si mesmo.

 

“Esse momento está nos ensinando muito a sermos pessoas mais saudáveis e buscar qualidade de vida. É momento de resguardar porque agora estamos com tempo livre para nos amar. No conforto de casa, podemos ler livros e ver filmes positivos, fazer atividade física, cuidar da alimentação, ingerir mais vitaminas e suplementação para ter mais saúde durante esse momento e após tudo terminar”, afirma. “Sem esquecer de cuidar da nossa higiene, principalmente para conter o vírus”.  

A psicóloga Iácara Nogueira dá dicas para crianças e adolescentes, que podem sofrer um pouco mais durante o período. “Temos que ter a consciência de que estar em quarentena não é algo simples para nós, adultos. Imagine para crianças e adolescentes? É importante buscar uma rotina produtiva em casa, com brincadeiras, jogos, atividades e momentos lúdicos”, alerta.

Ela incentiva o resgate de brincadeiras antigas, como pular corda, amarelinha, telefone sem fio, mímica, artesanato e jogos interativos, sempre buscando atividades além do celular e da internet. Dentre as opções, estão atividade física no jardim ou quintal, um piquenique na garagem de casa e, claro, escolher bons livros e filmes.

“Estamos sendo convidados a sair da zona de conforto e estar nesta condição não é nada agradável. Renove sua rotina com atividades legais e essenciais. Isso tudo irá promover a liberação de hormônios da felicidade, como a serotonina, endorfina, dopamina, ocitocina, que é hormônio do amor, das relações e do afeto. Um ponto relevante é não nos expor constantemente a notícias negativas e não ficar pensando nas incertezas que estamos vivendo”, conclui Iácara.

VEJA MAIS

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Veja trabalhos de artistas da região que retrataram o sexo feminino em suas obras

Alimentos na Quaresma

Nessa época do ano, veja quais alimentos são bons para quem faz penitência

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net