GALERIA

PROTEÇÃO

Máscara caseira: aprenda 2 modelos fáceis

Texto: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

14/04/2020

As máscaras caseiras tornaram-se grandes aliadas no combate ao novo coronavírus nas últimas semanas, principalmente depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que elas reduzem os riscos de transmissão da Covid-19. Aprenda a fazer dois modelos conforme orientações do Ministério da Saúde (MS), que também informa qual o modo correto usá-las (confira Galeria acima; clique na foto para ler a legenda).

Em Passos, no Sul de Minas, desde ontem é obrigatório o uso de máscaras ao entrar nos estabelecimentos comerciais da cidade, sendo passível de multa de R$ 5 mil para o comerciante que permitir a entrada sem a proteção. Por isso, o Noticiar.net ensina para você dois modelos de máscaras que o próprio MS divulgou em seu site.

Como informa o MS, os tecidos preferidos para as máscaras caseiras são aqueles com capacidade de filtragem de partículas virais, sendo os mais indicados (em ordem crescente): tecido de saco de aspirador; cotton de poliéster 55% e algodão 45%; tecido de 100% algodão e fronhas de tecido antimicrobiano, considerado o mais eficiente de todos. Outra dica importantes é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, bem ajustado ao rosto e sem deixar espaço nas laterais.

As máscaras devem ser trocadas se apresentaram umidade ou sujidades.  Já o descarte é aconselhado quando ela apresenta deterioração ou funcionalidade comprometida, devendo ser feita uma nova. Atente para o correto descarte da máscara inservível para evitar contaminação no lixo.

Desde o início da pandemia, o MS fixou a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no enfrentamento contra a doença, mas com a grande procura e a escassez deles no mercado mundial, tornou-se preciso encontrar alternativas a fim de minimizar o avanço do novo coronavírus. Nesse contexto, a OMS indicou que a própria população produza máscaras caseiras usando tecidos que sejam efetivos se forem desenhadas e higienizadas corretamente.

Máscara para todos

Na ONG Máscaras para todos, pessoas jurídica e física podem se cadastrar para ajudar o Brasil a superar a Covid-19. A missão é conectar fornecedores com quem precisa e auxiliar que todos brasileiros tenham acesso às máscaras de proteção contra o coronavírus sem custos.

A ONG criou um mapa público para cadastramento dos pontos de venda dos produtos em todo Brasil, permitindo as pessoas explorarem a ferramenta virtual para encontrar onde ocorre a venda ou doação de peças. O mapa deve ser lançado ainda esta semana e você pode cadastrar pelo site. 

VEJA MAIS

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Veja trabalhos de artistas da região que retrataram o sexo feminino em suas obras

Alimentos na Quaresma

Nessa época do ano, veja quais alimentos são bons para quem faz penitência

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net