GALERIA

BEM-ESTAR

Garanta limpeza eficaz na pandemia

Texto: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

29/08/2020

Nessa pandemia da Covid-19, todos sabem que é preciso manter em dia a limpeza de casa ou do trabalho para não propagar o novo coronavírus. Por isso, nunca é demais lembrar que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica sete alternativas, além do álcool 70%, para desinfecção eficaz de objetos e superfícies: hipoclorito de sódio; iodopovidona; peróxido de hidrogênio; ácido peracético; quaternários de amônio; compostos fenólicos; desinfetantes e alvejantes de uso geral com ação contra vírus.

Veja na Galeria acima mais informações sobre esses produtos (clique nas fotos para ler a legenda). Uma nota técnica da Anvisa, publicada para ajudar a população durante a pandemia do novo coronavírus, fornece uma série de recomendações sobre alternativas  ao uso de produtos à base de álcool, que podem ser úteis na limpeza de casa ou no trabalho.

Conforme a Agência, estudos já mostraram que desinfetantes domésticos comuns, como sabão ou uma solução diluída em alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, pois destroem a camada de gordura que recobre o vírus.

Em média, os desinfetantes precisam de 5 a 10 minutos de contato para  desinfetar e inativar micro-organismos.

 

Por isso, após aplicar o produto é preciso esperar esse tempo para surtir o efeito desejado de destruição do vírus, não sendo recomendada a limpeza imediata do local limpo.

A Anvisa ainda orienta que não devem ser usados os seguintes materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos: nebulizadores e termonebulizadores; frascos de spray com propelente; vassouras e esfregões secos, pois as partículas contaminadas podem veicular no ar e atingir outros locais.

Devido à alta procura pelo álcool 70%, seja líquido em gel, a Anvisa informa que os produtos indicados podem substitui-lo perfeitamente, pois eles também possuem papel saneante.

VEJA MAIS

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Aprenda a fazer dois modelos fáceis de máscaras para se proteger do novo coronavírus

Relax na quarentena

Nesse período de isolamento social, mantenha calma e fuja do estresse com 5 dicas

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net