GALERIA

ELEIÇÕES 2020

Saiba as regras para

votar neste domingo

Texto: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

14/11/2020

whats.png

A um dia das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta para as novas regras do pleito de 2020, que se diferencia dos demais devido à pandemia do novo coronavírus. Cerca de 148 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 15 de novembro, para escolher os prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros para os próximos quatro anos.

Para este pleito, o TSE teve que impor novas medidas ao eleitorado em consequência da pandemia. Na hora de votar, é obrigatório o uso de máscara por todos eleitores que se dirigirem às seções de votação. Confira mais algumas orientações no infográfico ao lado produzido pelo Noticiar.net para te auxiliar nesta eleição.

Sem-título-1.png

Além disso, há outras recomendações do TSE para o eleitor, que podem ser conferidas na Galeria acima (arraste as fotos para ler as legendas). Uma das dicas é verificar o seu local de votação, que pode ter mudado em relação às eleições passadas. Você pode verificar diretamente no link , consultando apenas com seu nome completo ou título.

Nestas eleições também não haverá identificação biométrica a fim de evitar o contágio do novo coronavírus. Para 2022, no entanto, a Justiça Eleitoral pretende atingir 100% de eleitores por meio deste método.

Informações do tribunal dão conta de que concorrem  19.342 candidatos à vaga de prefeito, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputam uma vaga de vereador nas 5.568 cidades do país.

No Portal, o TSE ainda disponibilizou formas do eleitor verificar informações sobre os candidatos e gastos de campanha, bem como denúncias sobre irregularidades eleitorais. Leia nos links:

- Plataforma divulga dados sobre seu candidato

- Use app pardal para denunciar campanha eleitoral irregular

VEJA MAIS

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Aprenda a fazer dois modelos fáceis de máscaras para se proteger do novo coronavírus

Relax na quarentena

Nesse período de isolamento social, mantenha calma e fuja do estresse com 5 dicas