GALERIA

ELEIÇÕES

Use app Pardal para denunciar

campanha eleitoral irregular

Texto: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

28/10/2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, desde ontem, o app Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais após o término do prazo do registro de candidaturas no dia 26 de setembro. Nas eleições de 2020, a ferramenta online vem com muitas novidades para facilitar o uso pelos cidadãos durante o pleito e ajudar no combate à corrupção.

Confira na Galeria acima as principais mudanças no aplicativo (clique nas fotos para ler a legenda). O app está disponível para  download nas lojas oficiais do sistema operacional ios ou android.

O Pardal existe desde 2014, mas vem se aprimorando ao longo dos anos para atender seu objetivo e incentivar o cidadão a atuar como fiscal nas eleições, principalmente em relação às propagandas irregulares. Sua função é justamente facilitar o trabalho de apuração das denúncias pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral.

 

Neste link do TSE, confira o que é permitido e proibido nas propagandas político-eleitorais 

De acordo com informações no site do TSE, “as versões anteriores do aplicativo ofereciam um espectro muito amplo, com todas as irregularidades envolvendo eleições. Agora, o app passou por uma reformulação a fim de voltar o foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral”.

Nas últimas eleições, houve grande número de denúncias que ficaram sem apuração por conterem poucos elementos de prova, como vídeos, testemunhas e fotos. Com as mudanças no app, o denunciante deve enviar a foto com um relatório sobre a irregularidade a ser apurada, dando maior respaldo às informações repassadas pelo aplicativo.

VEJA MAIS

Veja sites confiáveis para monitorar o avanço do coronavírus no País e no mundo

Aprenda a fazer dois modelos fáceis de máscaras para se proteger do novo coronavírus

Relax na quarentena

Nesse período de isolamento social, mantenha calma e fuja do estresse com 5 dicas

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net