EM CASA

Tempo de leitura

Agosto e Sexta-feira 13: uma

seleção de clássicos do terror

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

13/08/2021

whats-logo.png

Pela crendice popular, agosto é considerado o mês do desgosto e a sexta-feira 13, um dia de azar. Afora a tradição de que as datas trazem maldição e a má sorte, dá para curtir o período com clássicos do terror, seja na literatura, no cinema ou séries em streaming. Se você curte explorar esse gênero, veja só a seleção que o Noticiar.net fez para você:

CAUSO NOVA CAPA.jpg

Causo na Serra da Canastra

Considerado o primeiro livro mineiro de terror, “Causo”, de Eneas Figueiredo Severiano, de Passos (MG), se passa em São João da Glória, na Serra da Canastra, para contar o desaparecimento misterioso de uma criança, investigado por um médico forense. Ele descobre que no local habitam seres fantásticos, como  sacis, o curupira, a iara, lobisomens, bruxas, mulas-sem-cabeça, jequitibás gigantes, bois fantasmas e nêgos d’água.

 

Uma revisita à mitologia e assombrações brasileiras, que rendeu ao autor, o médico Enéas, vários elogios, como este da Listas Literárias em 2017: “Listado em quinto lugar – ao lado de nomes como Monteiro Lobato e Mario de Andrade – entre os dez livros de literatura fantástica que abordaram com sucesso o folclore e a mitologia nacional.”

O escritor também tem outro livro de terror, Das Crônicas do Inferno I, e ainda mantém intensa divulgação nas redes sociais, com os prefis Mitologia Brasileira no Facebook e Instagram, onde o livro pode ser adquirido.

Box HP Lovecraft : Os melhores contos

Este box contém três livros de um dos grandes clássicos do autor de terror, Howard Phillips Lovecraft. Na caixa, estão “Sussurros na Escuridão”, “A Cor Que Caiu Do Céu” e “O Chamado de Cthulhu e Outros Contos”, considerados itens essenciais para quem ama ou quer iniciar a leitura do gênero. Lovecraft revolucionou o terror, adicionando elementos fantásticos típicos da fantasia e da ficção científica, uma novidade no início do século 20.

lovrecraft.jpg
edgar.jpg

Edgar Allan Poe - Medo Clássico

Nesta edição, Edgar Allan Poe é homenageado num livro com a versão original de “o Corvo”, além de vários contos compilados em blocos temáticos. Autor, poeta e crítico literário americano, Poe foi um dos primeiros escritores de contos do país e ficou conhecido pelas hsitórias de mistério e macabro, sendo considerado o inventor da ficção policial e sua contribuição à ficção científica. Foi inspiração para muitos autores posteriores, como Lovecraft e Stephen King.  

Cemitério Maldito

Considerado um dos bons filmes de terror na Netflix, Cemitério Maldito (2019) é uma adaptação mais moderna do clássico de Stephen King, que escreveu o roteiro e participa do elenco. A trama conta a história de um cemitério de animais que fica num bosque de uma área residencial amaldiçoada (em inglês, nome do filme é Pet Sematary, a mesma denominação de uma música dos Ramones).

Uma família mudou-se recentemente para a região e uma garotinha vai sepultar seu gato de estimação, que ressuscita. Esta mesma garotinha morre de acidente e o pai, ao crer no poder místico do lugar de ressuscitar tudo que é ali é enterrado, sepulta a filha no cemitério. O inesperado é o fato de que todos que ali ressuscitam, voltam diferentes de antes.  

ce t.jpg
stranger-things-3.jpg

Stranger Things

Stranger Things é uma série criada, escrita e dirigida pelos irmãos Matt e Ross Duffer para a plataforma Netflix. É considerada uma serie para toda família, pois os mais velhos vão curtir as referências aos filmes de terror dos anos 1980 , enquanto os mais novos vão se identificar com a turma de  pré-adolescentes que se unem para desvendar um mistério: o desaparecimento de Will.

Eles também vão proteger a cidade de Hawkins de forças sombrias, com a produção recebendo elogios da caracterização, ritmo, atmosfera , trilha sonora e atuações. Já está na terceira temporada, com 25 episódios. A quarta temporada está prevista para 2022.

VEJA MAIS