DEGUSTE

uvapassa.jpg

Uva passa: heroína ou vilã

das festas de fim de ano?

Divulgação

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  21/11/2020

É só chegar o final do ano que volta a discussão sobre ela: a uva passa. Para alguns, a fruta seca é amada, enquanto para outros, é dispensável nos pratos natalinos e do réveillon. Afinal, ela é vilã ou heroína da alimentação? Na maioria das vezes, traz benefícios, como você pode ler nas informações abaixo pesquisadas pela reportagem do Noticiar.net.

Para quem gosta, a uva passa poder estar presente em vários pratos salgados, das quitandas à salada, arroz ou na farofa junto com o peru e assados, ou nos doces. A discussão torna-se maior entorno do seu sabor, mais adocicado.

O fato é que a uva passa é recomendada pelos nutricionistas como ingrediente de dieta saudável, sendo indicado seu consumo durante todo o ano e não somente nas festas fim de ano. Saiba mais sobre esta pequena fruta adorada e também odiada.

Desidratada

A uva passa não mais é do que uma uva seca desidratada, com alto índice de frutose e glucose naturais. De paladar doce, é ingrediente de pratos salgados ou doces, variando a receita. No fim de ano, complementa saladas, assados, quitandas e sobremesas, incluindo o panetone.

Vitaminas

A uva passa também possui um oligoelemento, conhecimento como boro, o qual facilita a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, nutrientes dos sistemas ósseo e nervoso. Pesquisas comprovam que o boro da uva passa ajuda na prevenção da artrite e da osteoporose. Pode ser consumida crua, em petiscos ou num mix de castanhas secas.

Radicais livres

Rica em antioxidantes, a uva passa possui flavonóides, fenóis e polifenóis, que ajudam na eliminação dos radicais livres e redução do estresse oxidativo, prevenindo o dano das células. Além de ser bom para a pele, a fruta seca contribui para redução do risco de problemas cardíacos e câncer.

Contra anemia

A uva passa ainda é grande fonte de ferro, que previne a anemia no organismo. O ferro melhora o transporte de oxigênio nas células e favorece produção de glóbulos vermelhos.

Cuida do coração

As fibras são abundantes na uva passa, com a boa capacidade de reduzir a absorção do colesterol ruim no intestino. Assim, você consegue manter os níveis de colesterol e triglicerídeos mais regulares no sangue e evita depósito de gordura nas artérias. Por isso, a pequena fruta reduz as doenças cardiovasculares.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2021  © Copyright Noticiar.net