DEGUSTE

5 receitas práticas para

aquecer o corpo e a alma

Reportagem e fotos: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  27/05/2020

Com a queda das temperaturas, nada melhor do que degustar pratos que aquecem o corpo e também a alma, nestes tempos de isolamento social e quarentena impostos pelo novo coronavírus. O Noticiar.net selecionou algumas receitas fáceis para os dias frios que dá para você fazer em casa, com praticidade e paladar diferenciado de sopas, cremes, ensopados e até polenta com queijo. 

Nesta semana, o Climatempo prevê dias frios para o Sul de Minas, incluindo Passos, com mínimas que chegam a 8º nesta quarta-feira, subindo um pouco até o final de semana. Confira abaixo as receitas que, além de fáceis, quentinhas e gostosas, também podem aumentar a resistência do organismo.

Goulash

Para começar, que tal conhecer o goulash? É um ensopado de origem húngara à base de carne vermelha, verduras e temperos. É conhecido desde o século 9, sendo que 700 anos depois, a páprica foi adicionada à receita. É um ótimo prato para os dias mais frios. Confira a receita:

Ingredientes 

1 kg de alcatra
1/2 kg de batatas picadas em cubos
1 cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher de chá páprica picante
2 cenouras em rodelas (opcional)
200 g de vagem (opcional)
Sal a gosto

Preparo

Corte a carne em cubos de 2 cm. Numa panela em fogo alto, deixe fritar na manteiga, acrescente a cebola e espere até que fique dourada. Aos poucos, coloque a farinha de trigo, mexendo bem. Junte água quente, ferva por 10 minutos e tempere com sal e páprica. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Coloque as batatas, vagem e cenoura e deixe cozinhar por cerca de 20 min em fogo baixo. Sirva em seguida.

Creme de abóbora

No Brasil, a abóbora é um legume muito usado na culinária porque tem poucos carboidratos e calorias, ajudando em dietas para perda e controle do peso. Dentre suas vitaminas, estão a A, C, D, B6, cálcio, ferro e magnésio. Essa receita de creme de abóbora com creme de leite é super fácil de fazer e rende uma porção:

 

Ingredientes

200 gr de abóbora picada

1/2 litro de água

1/2 lata de creme de leite

Sal e pimenta a gosto

Preparo

Descasque e pique a abóbora. Leve ao fogo baixo com a água, a pimenta e o sal. Depois de cozida, retire do fogo e bata no liquidificador. Junte à mistura o creme de leite e leve novamente ao fogo baixo sem deixar ferver. Sirva bem quente.

Polenta com Gorgonzola Dolce

Apesar de já ser um alimento típico no Brasil, a polenta vem da Itália e foi incorporada em outros países, como Argentina, Uruguai e Romênia. Sua base é farinha de milho que, bem preparada e incrementada com a gorgonzola dolce, ganha um paladar mais refinado e de boa sustância. A receita é para uma porção.

 

Ingredientes

1 copo de brodo (caldo de carne)

3 colheres (de sopa) de farinha para polenta

1 colher (de sopa) de manteiga sem sal

Pimenta branca em grãos moída na hora e sal a gosto

1 colher (de sopa) de Gorgonzola Dolce (gorgonzola italiano ou outro que encontrar)

1 e 1/2 colher (de sopa) de grana padano (parmesão italiano)

 

Preparo

Pré-aqueça uma panela com o caldo em fogo brando. Adicione a polenta lentamente, mexendo sempre até que ela comece a soltar do fundo da panela. Acrescente a manteiga e bata bem. Acerte o tempero com sal (com cuidado, pois os queijos já têm sal) e a pimenta branca moída na hora. Coloque metade da polenta ainda quente num prato. Distribua o Gorgonzola Dolce em cima. Cubra com o restante da polenta. Salpique parmesão ralado e sirva. Se preferir, o queijo pode ser derretido no forno.

Sopa de batata com alho poró

A sopa de batatas já é tradicional para os brasileiros, mas com o alho poró, ela ganha um sabor especial, delicado e levemente adocicado. O alho-poró tem muitos minerais e vitaminas A, C e do complexo B, bem como ferro, fósforo, potássio e cálcio, além de combater os radicais livres e ser rico em fibras. Essa sopa rende seis porções.

Ingredientes

3 unidades de alho poro (parte branca)

8 batatas médias

2 colheres (de sopa) de margarina

Sal e pimenta do reino a gosto

Água o suficiente para cobrir os legumes 200 ml

Creme de leite fresco

 

Preparo

Em um panela de pressão, refogue o alho poró na margarina. Quando estiver macio, acrescente a batata ainda crua e a água fervente. Tempere com sal e pimenta do reino e tampe a panela de pressão. Após começar a chiar, conte aproximadamente 10 minutos. Ao passar esse tempo, retire a sopa da panela e bata no liquidificador até que ela fique bem lisa. Volte a sopa à panela e acrescente o creme de leite fresco. Mexa até misturar bem e sirva a seguir, bem quentinha.  

Creme de Ervilhas

 A lentilha é um legume super versátil, sendo rico em carboidratos, proteínas e fibras, além das vitaminas A, B e C, potássio, cálcio, fósforo, ferro, cobre e enxofre. Por isso, é ótimo para funcionamento do sistema nervoso e para imunidade, o que é essencial em tempos do novo coronavírus. Esta receita rende seis porções.

 

Ingredientes

500 gr de ervilhas

1 e 1/2 xícara de chá de cebola picada

3 colheres (de sopa) de manteiga

400 gr de batata cortada em cubos

1 colher (de chá) de sal 1 litro  

700 ml de caldo de legumes

1 colher (de sopa) de salsinha picada

200 ml de creme de leite

 

Preparo

Refogue a cebola na manteiga até murchar. Junte a batata e o sal e cozinhe até a batata começar a suar. Adicione o caldo e cozinhe com a panela semi-tampada até a batata ficar macia. Retire do fogo, junte a salsinha e a ervilha, mexa e deixe esfriar um pouco. Bata tudo no liquidificador e passe por uma peneira. Coloque na panela e leve novamente ao fogo. Acrescente o creme de leite e quando começar a levantar fervura, desligue. Verifique o sal e sirva imediatamente.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net