DEGUSTE

7 receitas deliciosas para

festa junina em casa

Texto: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

23/06/2020

As Festas Juninas precisaram ser repensadas em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Mas, as tradicionais comidas consumidas no período podem ser feitas por você mesmo, num momento em que o combate à Covid-19 estimula o #fiqueemcasa. Por isso, o Noticiar.net selecionou 9 receitas super fáceis e práticas que dá para fazer com ingredientes da despensa, como milho, amendoim, canjica, aguardente, vinho, cravo e canela.

Nesta semana, são comemorados os Dias de São João amanhã, 24 de junho, e São Pedro no dia 28. Para não deixar a data passar em branco, é só escolher os ingredientes, ligar o fogo e fazer um gostoso quitute junino diferenciado, com as receitas abaixo. Você ainda pode acompanhar a programação de lives das melhores festas nordestinas em 2020 na reportagem Vai ter festa e arraiá online!

Milho cozido na panela de pressão

Ingredientes

Espigas de milho à sua escolha

2 litros de água

Sal a gosto

Manteiga pura ou temperada

Preparo

Limpe bem as espigas de milho e depois coloque na panela de pressão. Não precisa cobrir completamente com água, apenas metade das espigas ficando submersas já é o suficiente. Adicione uma colher (sopa) rasa de açúcar na água. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão, baixe o fogo e espere por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, pois fará o milho chegar no ponto. Depois de abrir a panela, coloque duas colheres (sopa) de sal na água e leve novamente ao fogo, deixando ferver por mais 10 minutos fora da pressão. Esse processo serve para que o sal penetre na espiga. Prontas, você pode finalizar com manteiga pura ou temperada a seu gosto.

Foto: Guia da Cozinha

Curau de leite de coco com paçoca –

Rende 12 porções

Ingredientes

6 xícaras (café) de milho verde fresco ou congelado

2 xícaras (chá) de leite

6 unidades de ovo ligeiramente batidas

1 xícara (chá) de leite de coco

1/3 xícara (chá) de açúcar

Manteiga para untar

Paçoca esmigalhada para finalizar

 

Preparo

No liquidificador, bata o milho com o leite. Depois, passe por uma peneira sobre uma tigela. Junte os ovos, o leite de coco e o açúcar. Misture bem com um fouet. Distribua entre 12 forminhas untados com manteiga. Leve ao forno, em banho-maria por 40 minutos ou até que o curau fique firme, mas cremoso. Retire do forno, espere esfriar e desenforme ou sirva no próprio recipiente. Finalize com paçoca.

Canjica com creme de amendoim – Rende 8 porções

Ingredientes

500 gr de canjica

1,5 litro de Água

1 pau de canela

1 lata de leite condensado

750ml de leite

200 gr de creme de amendoim (um pote)

1 xícara (chá) de amendoim tostado e moído

 

Preparo

Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Depois de escorrer a canjica, coloque na panela de pressão, acrescente a água e a canela. Feche a panela e cozinhe durante 45 minutos no fogo brando após o início da pressão. Deixe sair a pressão, abra a panela e acrescente o leite condensado e metade do leite. No liquidificador, bata o restante do leite com o creme de amendoim e misture à canjica. Deixe cozinhar até ferver e ficar cremosa. Coloque num refratário e por cima distribua o amendoim picado. Sirva quente ou fria.

Bolo de fubá divino – Rende 12 porções

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de fubá

1 vidro de leite de coco

ovos

2 colheres (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 lata de leite condensado

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 pacote de coco ralado

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Preparo

No liquidificador, bata o leite com o fubá, o leite de coco, os ovos, a margarina, o queijo, o leite condensado e o açúcar até ficar liso. Se precisar, bata em duas vezes, dividindo os ingredientes. Adicione o coco e o fermento, e misture. Coloque em uma assadeira alta de 34 x 28 cm, untada e enfarinhada, e asse no forno, pré-aquecido, a 200 °C, até dourar.

Bolo caipira de mandioca e coco –

Rende 12 porções

Ingredientes

ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

1 kg de mandioca (aipim ou macaxeira) crua ralada

coco médio triturado

1/2 xícara (chá) de leite morno

100 gr de margarina derretida

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Coco em tiras para decorar

Preparo

Bata as claras em neve e adicione as gemas, uma a uma. Acrescente o açúcar, a mandioca, o coco e o leite, misturando delicadamente. Junte a margarina, o sal e o fermento. Coloque em uma forma média untada e asse em forno, pré-aquecido, a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Desenforme e decore com tiras de coco.

Vinho quente –

Rende 8 porções

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de Água

4 paus de canela

cravos-da-índia (ou cravinho)

laranja

maçã cortada em cubinhos

1 fatia de abacaxi cortada em cubinhos

1 litro de vinho tinto

Preparo

Leve ao fogo o açúcar, a água, a canela, os cravos, a casca de laranja, a maçã e o abacaxi. Deixe ferver por 5 minutos. Junte o vinho e deixe no fogo até ferver novamente. Desligue o fogo e distribua o vinho em canecas. Sirva decorado com frutas da estação.

VEJA MAIS

Quentão – 10 porções

Ingredientes

4 xícaras (chá) de aguardente

3 limões cortados em rodelas finas

laranjas cortadas em rodelas

2 xícaras (chá) de suco de laranja

1 colher (chá) de cravo-da-índia (ou cravinho)

4 pedaços de gengibre (cortados com 3 cm)

canela em pau

 

Preparo

Numa panela grande, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo médio e ferva por 10 minutos. Sirva com as rodelas de frutas ou, se desejar, coe antes de servir.

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net