DEGUSTE

5 frutas da estação para turbinar a imunidade

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  23/09/2020

Setembro é o mês da Primavera, mas também de frutas da estação, que garantem vitaminas necessárias para a saúde do corpo e caem muito bem na gastronomia. Em tempos de pandemia, elas nutrem, fortalecem e hidratam o organismo, tornando-se essenciais nas dietas ricas em  vitaminas C, B, A, E e zinco. O Noticiar.net pesquisou e traz nesta edição 5 frutas comuns nesta época do ano que podem te ajudar a turbinar sua imunidade. 

Além disso, é bom aproveitar o período para consumir as frutas mais frescas, com melhor preço e qualidade. Tortas, geléias, bolos, sucos, doces, biscoitos, saladas, sorvetes: elas são ingredientes perfeitos em receitas ou in natura.

Veja abaixo informações sobre as frutas da estação e seu valor nutricional, mas lembre-se de que os especialistas alertam que todo alimento deve ser consumido de forma moderada para não causar problemas de saúde:

Abacaxi

É uma das frutas mais ricas, apesar de 80% de sua composição ser água, hidratando muito bem o organismo. Além de muitas fibras, possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio, potássio e bromelina, composto ativo que auxilia o processo digestivo. Com toda essa riqueza e gostosura, o abacaxi aumenta a imunidade, afasta gripe e resfriados e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a turbinar o sistema imunológico. Ainda reduz sintomas de artrite, protege o coração e combate o envelhecimento precoce.  

Morango

Versátil, o morango é rico em fibras, antocianinas, vitaminas C, B2, B6, E, cálcio, potássio, zinco, ácilo elágico. Todo essa combinação junto com os betacarotenos, reforça a imunidade e ajuda na cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. Além de prevenir doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, pressão arterial, glicemia e inflamações. Porém, não deve ser consumido em exagero, pois é uma das frutas com maior contaminação por agrotóxicos.

Manga

Vitaminas A e C, cálcio, zinco, potássio, ferro, magnésio, fibras e antioxidantes são apenas alguns dos componentes da manga, que fortalece a imunidade, auxilia funcionamento do intestino e previne a prisão de ventre. Seus antioxidantes e fibras solúveis ajudam no bom funcionamento das artérias, equilibram a freqüência cardíaca e os níveis de colesterol no sangue. É indicada para quem tem anemia, pois auxilia na absorção do ferro presentes nos alimentos ingeridos.

Mexerica

Mexerica, ou tangerina, possui alto teor de ácido ascórbico, uma das formas ativas da vitamina C e potente antioxidante natural. Por isso, previne envelhecimento precoce e anemia, aumenta imunidade, melhora desempenho nas atividades físicas, reduz inflamações, o colesterol e o risco de doenças do coração. Além de todas essas características, é saborosa e cheirosa. 

Jabuticaba

Fruta típica do Brasil, a jabuticaba é abundante em zinco, ferro e vitaminas C, E e do complexo B, que combatem a anemia e fortalecem o sistema imunológico. Previne doenças e o envelhecimento precoce por conter antocianinas, que são compostos fenólicos altamente antioxidantes e melhoram saúde da pele. Saborosa e cheia de fibras, ajuda a emagrecer e combate a prisão de ventre. E chupar jabuticaba no pé é uma experiência e tanto.

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net