top of page

 NA REDE

CELULAR

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com

11/03/2023 

whats-logo.png

Num momento em que se comemora o Dia do Consumidor no próximo 15 de março, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou orientações para se proteger dos oito golpes mais comuns nas plataformas e meios digitais, que são as principais formas usadas pelos golpistas para praticar crimes cibernéticos. A prática criminosa só vem crescendo, principalmente nas redes sociais. 
 

Conforme o Idec, todo santo dia surge um golpe novo na praça, cada vez mais sofisticado e criativo que engana os consumidores. "Não cair em um é quase impossível, principalmente para quem ainda tem dificuldades em utilizar plataformas e ferramentas digitais que são os principais meios usados pelos golpistas", informa o instituto. 

Uma moradora de Passos, que preferiu não se identificar, quase caiu num golpe pelo Instagram na última semana. Ela foi convidada a seguir um perfil provavelmente falso de um estabelecimento turístico na região de Capitólio, no Sul de Minas, que entrou em contato pelo direct informando que ela havia ganhado três diárias de luxo na hospedagem, com tudo pago. A mulher teria sido vítima do golpe do SMS. 


"Eles pediram o meu nome completo e telefone. Achei que tive sorte em ganhar as diárias e informei. Depois, solicitaram que eu repassasse a eles um código que me seria enviado pelo SMS. Na hora, achei estranho o pedido e não respondi. Só depois percebi que se tratava de um golpe, pois eles iriam usar o código para alguma atividade ilegal na internet com os meus dados", conta. "Ainda denunciei o perfil da pousada no app do Instagram para ajudar outras pessoas".

Para fugir de casos como esse, o Idec divulgou como funciona os oito principais golpes no Brasil, além de informar o que fazer caso um deles acontença com você. Confira orientações abaixo (clique nas imagens para acessar as informações): 

O levantamento do Idec aponta que esses são, atualmente, os principais golpes ocorridos nos últimos meses no Brasil. "Vivemos uma verdadeira era dos golpes e ela tem muito a ver com o vazamento e compartilhamento desenfreado dos nossos dados por redes sociais, empresas, bancos e até por órgãos públicos", alerta a divulgação. 


A dica mais básica para se prevenir dos golpes é evitar fornecer dados para todo e qualquer aplicativo ou site acessado pelas pessoas. Se o estrago já foi feito e você se tornou mais uma vítima de golpe, faça denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br

É importante registrar o fato em órgãos competentes para que a empresa seja notificada e sirva como prova da tentativa de resolução extrajudicial posteriormente. Não se envergonhe de procurar a justiça, se for necessário, e utilize as denúncias como provas para o processo. Em causas de até 20 salários mínimos, você pode usar o Juizado Especial Cível de forma gratuita e nem precisa de advogado. 

VEJA MAIS

bottom of page