top of page

DEGUSTE

Filé de peixe banhado

Como substituir bacalhau por peixes mais baratos na Semana Santa

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
22/03/2024

whats-logo.png

Semana Santa chegando e muitas pessoas começam a pensar o que vão comer nos dias em que evitam carne vermelha e frango. A opção mais tradicional é o bacalhau, que está com preço salgado, mas é possível buscar alternativas para um prato saboroso sem pesar muito no bolso. Veja dicas de peixes para você comprar com mais facilidade nos supermercados e peixarias da região de Passos. 


Sabor semelhante
Se você quiser comer algo com sabor próximo ao bacalhau, vale apostar em peixes com textura semelhantes, como no caso da merluza, piraúna,  apirapema e ainda peixes de água doce, como o pintado surubim e o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia. Mas, se você ainda não abre mão da iguaria, veja aqui uma receita de bacalhau falso, que faz muito sucesso. 

Tilápia e traíra
A tilápia e traíra são muito consumidas na região, principalmente no Lago de Furnas, e são atração de muitos restaurantes. Ambas são saborosas e rendem pratos deliciosos. 

A tilápia é versátil, pois é preparada com diversos ingredientes e formas na cozinha. De carne clara e sem espinhas, possui baixas calorias. Além do filé, pode ser preparada como ceviche (foto), gratinada, recheada e como aperitivo frito.

 

Já a traíra possui espinhos e é muito consumida recheada e assada. Com um limãozinho então, fica perfeita. 

ceviche
Image by Grooveland Designs

Atum
O atum é um dos mais acessíveis peixes do mercado, vendido em latas. O fresco é bem mais gostoso, mas na falta, o enlatado substitui plenamente bem. 

Com o atum, você pode fazer desde um patê misturado à maionese para rechear sanduíches de pão de forma, assim como inclui-lo numa salada de folhas verdes com mostarda dijon, azeite e temperos a seu gosto (foto). 

Outra salada leva macarrão penne misturado ao atum, cenoura, azeitonas  verdes e pretas, tomate cereja, cebola roxa e creme de maionese. O atum vai bem até na pizza com queijo mussarela em cima, além de um omelete assado no forno com tomate picado. Ou seja, o atum é versátil e fácil de preparar. 

Cavalinha
Outro peixe saboroso que pode substituir o bacalhau é a cavalinha, que tem carne um pouco mais escura, mas não deixa de ser menos saborosa. De preço acessível, pode ser preparada em receitas de filé grelhado, no forno ou em acompanhamentos, como pirão e bolinho de peixe. 

Filé de peixe
bottom of page