DEGUSTE
Fotos: Divulgação
Como é feito o primeiro queijo Canastra orgânico certificado
Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
15/02/2023
A Canastra já tem seu primeiro queijo 100% orgânico certificado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iguaria artesanal produzida em Piumhi pela fazenda Faz O Bem Orgânicos, na região Sul de Minas Gerais, recebeu a certificação há poucos dias e se destaca pela sua produção e seu sabor único sem deixar de lado a tradição canastreira.
A produção do queijo orgânico é toda familiar, tendo à frente o engenheiro agrônomo Vinícius Soares, que vem se dedicando a um produto artesanal totalmente livre de aditivos químicos. "Hoje, todos nossos queijos são de casca florida, resultado da ação de fungos naturais", diz o produtor.
O queijo Canastra orgânico da Faz O Bem Orgânicos tem um sabor especial, dependendo do tempo de maturação, indo do menos ao mais encorpado. "O Canastra é um queijo que corresponde ao terroir da Canastra, mas o queijo de cada produtor é diferente um do outro. Nosso queijo orgânico é um pouco mais rústico, com presença marcante de mofos, como o branco e o azul, que aparece nos queijos mais maturados e acentuados", explica Vinícius.
Para alcançar o sabor do queijo orgânico da Canastra, as vacas são criadas à moda antiga, soltas no pasto, produzindo leite orgânico. Toda alimentação é sem adubos químicos, agrotóxicos e nem sementes de transgênicos. "Nossas vacas são tratadas com homeopatia, fitoterapia, vacinação e controle biológico. O processo é realizado desde a comida feita para o gado, passando pelo manejo dos animais, práticas de ordenha e produção do queijo, atendendo essas normativas de produção”, conta.
Engenheiro Vinícius atua em produção de queijo artesanal e familiar
Queijo orgânico com 15 dias de maturação, com sabor menos acentuado
A produção artesanal ainda é pequena. Com os 100 litros de leite, são feitos 10 queijos orgânicos/dia. Seguindo a tendência de diversificar o típico Canastra, a fazenda começa a comercializar a iguaria de casca florida com 14 dias de maturação, mas a cura pode variar de 30, 60, 90 e 120 dias. Alguns queijos chegam a um ano de maturação, deixando o sabor ainda mais acentuado - ideal para apreciadores mais exigentes da iguaria mineira.
Selo
A fazenda dos Soares recebeu o selo do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), que é a certificadora brasileira de produtos orgânicos com acreditação internacional e reconhecida pelo Mapa. Por um ano, toda a família se empenhou em produzir queijo dentro dos padrões exigidos de produção orgânica.
“Estamos muito felizes com a certificação porque é ver o nosso trabalho sendo reconhecido. Produzir fora dos padrões convencionais, sem uso de agrotóxicos, antibióticos e transgênicos é um desafio muito grande”, diz Vinícius, que abandonou a carreira numa multinacional para voltar a Piumhi e investir numa produto diferenciado na Canastra.
Conforme ele, as vendas até já aumentaram depois que a fazenda conseguiu o selo. "Só de ter conseguido o selo, conseguimos uma venda maior do nosso queijo, mesmo nessa época do ano que é de baixo consumo da iguaria. Planejamos manter as boas vendas para dobrar a produção dos orgânicos dentro de um ano e meio", adianta o engenheiro.
Queijos da Faz O Bem Orgânicos têm vários períodos de maturação
Por ser uma produção familiar, a fazenda mantém ligação emocional com a Serra da Canastra, localizada à beira do rio Araras, afluente do Rio São Francisco. A propriedade possui 25 hectares, com 44% de mata nativa preservada e com sistema silvipastoril intensivo, que integra árvores, arbustos, gramíneas e leguminosas.
“Esse sistema é a base da nossa proposta de manejo regenerativo, que visa a produção dos nossos queijos, aliada às melhorias das condições gerais da nossa propriedade, como o solo, a água, a paisagem, a biodiversidade, o microclima e o bem-estar dos animais e das pessoas”, explica Vinícius.
Em 2019, o engenheiro iniciou o projeto do primeiro queijo orgânico da Canastra, incluindo a participação em cursos técnicos, como o AteG do Sistema Faemg/Senar. Hoje, já colhe os frutos de uma produção sustentável. Em setembro de 2022, a fazenda conquistou dois prêmios no Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo: medalha de prata com queijo maturado de 30 dias e de bronze, com queijo de 60 dias de cura.
ENCOMENDE
Queijo Artesanal Faz O Bem Orgânicos, de Piumhi, no Sul de Minas Gerais. Contatos: (35) 99806-8516 / Facebook / Instagram
VEJA MAIS
Prepare deliciosos
molhos caseiros