DEGUSTE

colomba.jpg

Foto: Reprodução

Aprenda receita fácil de

Colomba Pascal caseira  

Texto: Keuly Vianney

27/03/2021

whats.png

Nem só de ovos de chocolate se vive a Páscoa. Tradicional, a Colomba Pascal é um tipo de bolo ou pão de massa aerada com recheio de frutas  secas ou de chocolate. Uma iguaria que pode ser feita em casa com a receita que o Noticiar.net escolheu para você neste final de semana que antecede a Semana Santa.

 

Essa receita caseira é fácil de fazer e rende duas receitas de Colomba Pascal. Uma delas você pode fazer com uvas cristalizadas e a outra com gotas de chocolate. A cobertura também pode ser acompanhar o recheio, com um chocolate meio amargo.

A receita também permite acrescentar nozes, ameixa, castanhas, damascos  e um pouco de raspas de laranja para deixá-la saborizada. Essa Colomba Pascal mantém validade de cinco dias se mantida em boa armazenagem, além de ser apropriada para o congelamento.

 

INGREDIENTES

100g de farinha de trigo

50g de fermento biológico seco

2,2kg de pré-mistura para panetone com gemas

700g de frutas cristalizadas (ou chocolate)

300g de uva passa

Água

Ingredientes do cozimento

Castanha de caju pode ser usada na cobertura da Colomba Pascal

COBERTURA

1 xícara de açúcar confeiteiro

4 xícaras de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de farinha de caju

2 claras

Castanhas de caju a gosto

 

PREPARO

Numa batedeira, acrescente a farinha de trigo, fermento e um pouco de água o suficiente para bater a massa. Deixe levemente umedecida, sem necessidade de deixar líquida. Com o gancho da batedeira, comece batendo na velocidade mínima e após 1 minuto, aumente a velocidade. A massa deve ficar com consistência grudenta.

Caso não tenha batedeira com gancho, bata a massa com uma colher de pau ou espátula. Transfira a massa para uma tigela e deixe descansar por 1 hora num local abafado, como dentro do forno desligado ou no micro-ondas, para ajudar na fermentação. Nesse tempo, a massa irá duplicar, ou triplicar, de tamanho.

 

Coloque a massa novamente na batedeira e acrescente a pré-mistura para panetone. Ligue a batedeira e vá colocando água aos poucos. Nessa etapa, o ponto da massa não é mais grudenta, mas fica bastante elástica.

 

Uma dica é conseguir abrir a massa com as mãos sem que ela se rompa. Unte as mãos com óleo e pegue um pedaço pequeno e estique. Se ao fizer isso a massa estiver inteira, ou quase inteira, não precisa bater mais. Este é o ponto ideal. Para finalizar, adicione as frutas cristalizadas, uva passa e bata novamente para misturar tudo.

FORMA

Após tirar a massa da batedeira, divida-a em duas porções iguais, fazendo bolas. Cubra-as com papel filme ou plástico e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Numa mesa, abra a massa com as mãos.

 

Depois, enrole cada massa como rocambole. Agora, transfira a massa numa embalagem própria para Colomba Pascal, que pode ser encontrada em lojas especializadas. Mas você pode utilizar as formas que tiver em casa, untando-as com manteiga e farinha. Novamente, deixe a massa num local abafado por mais 1 hora para crescer um pouco mais.

COBERTURA E FORNO

Numa tigela, bata as claras dos ovos um pouco, adicionando o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e farinha de caju. Misture muito bem. Despeje a cobertura em cima de cada Colomba Pascal, espalhando com uma colher. Por fim, jogue castanhas de caju em cima a seu gosto e finalize polvilhando açúcar de confeiteiro.

 

Pré-aqueça o forno por 15 minutos a uma temperatura de 140°C. Coloque a Colomba e deixe assar por 45 minutos, aproximadamente.

VEJA MAIS