DEGUSTE

Peixe em uma placa

Aberta temporada de

peixes na Quaresma

Reportagem: Keuly Vianney

20/02/2021

whats.png

Quaresma é tempo de peixe. Sim, você pode usar e abusar na cozinha das várias espécies da água doce e salgada. Dourado, tilápia, traíra, sardinha, atum, camarão, bacalhau, salmão e outras delícias podem ser feitas em casa com as cinco receitas práticas que o Noticiar.net preparou para você nesta edição.

Num tempo em que a carne bovina está com preços altos, nada melhor do que variar a refeição com uma comida saudável como o peixe, que vai muito bem frito, com molhos, cozido e assado.  Confira abaixo as receitas selecionadas pela reportagem.  

Tilápia ao forno

Ingredientes

2 filés de tilápia grandes

1 limão taiti

Tempero a gosto

Salsinha fresca

1 fio de azeite

Preparo

Numa assadeira coloque os filés de tilápia e esprema o limão, virando dos dois lados os filés. Salpique o tempero a gosto e próprio para peixes.  coloque a salsinha bem picadinha e um fiozinho de azeite. Leve ao forno até o peixe dourar.

peixe.jpg

Foto: Reprodução

Peixinho folhado

Ingredientes

400g de massa folhada

100g de alho francês picado

70g de manteiga

1 molho de espinafre pequeno

2 cenouras

400g de peixe em cubos

150ml de creme de leite fresco

1 ovo batido

1 azeitona preta

Gengibre em pó

Sal

 

Preparo

Estenda a massa folhada e com o auxílio de um molde papel ou de uma faca tente dar a forma de um peixe. É preciso duas partes, uma ligeiramente maior que a outra. Coloque o peixe mais pequeno sobre um tabuleiro e pincele a extremidade com um pouco de água. Para o recheio, refogue o alho francês na manteiga e adicione tiras finas da cenoura em tiras e do espinafre, além dos cubos de peixe. Tempere a gosto com o sal e gengibre, junte o creme de leite e envolva.

Filé de peixe crocante

Ingredientes

800g de filé de peixe de carne firme, como merluza, pescada branca, tilápia, linguado e namorado.

Temperos secos, sal e pimenta a gosto

3 limões taiti

Mistura de farinha de trigo e fubá em partes

Óleo para fritar

Preparo

Corte o peixe em tiras e tempere a gosto com sal, pimenta e limão espremido. Reserve por 30minutos, no mínimo, na geladeira. Prepare a mistura de farinha de trigo e fubá em partes iguais. Passe cada filé na mistura para que fique todo coberto. Se quiser, pode passar o peixe na farinha panko para ficar mais sequinho. Em seguida, frite em óleo bem quente. Pode ser servido com maionese ou molhos de sua preferência.

Foto: Reprodução

20210220_124159-01.jpeg

Bacalhau dourado

Ingredientes

1 posta de bacalhau dessalgado

1 cebola pequena

2 dentes de alho

2 ovos

2 colheres (sopa) azeite

Sal  pimenta

1 pacote pequeno de batata palha

Salsinha, azeitonas pretas e tomate cereja para decorar

 

Preparo

Limpe bem o bacalhau e desfie-o. Corte o alho e a cebola no formato de lâminas e refogue-os no azeite até dourar. Junte o bacalhau e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, acrescenta a batata palha e os ovos batidos. Cozinhe novamente em forno baixo até que seque um pouco mais. Por fim, ajeite os temperos e polvilhe salsinha picada. Decore ao seu gosto com as azeitonas e tomate cereja.

20210220_124258-01.jpeg

Triângulos de camarão

Ingredientes

200g de camarão

1 folha de louro

¼ de pimentão vermelho

1 pizza pré-pronta de pequena a média

100ml de molho de tomate

50g de azeitonas preta ou verde

80g de mussarela ralada

Sal

Preparo

Leve uma panela ao fogo com água, sal e a folha de louro. Ao levantar fervura, acrescente o camarão e deixe ferver por cerca de 3 minutos. Escorra a água e deixe esfriar. Descasque o camarão, deixando a cauda. Reserve. Corte os pimentões em cubos pequenos. Ligue o forno a 200C e coloque a base da pizza num tabuleiro, cobrindo com o molho de tomate. Corte a pizza em triângulos e sobreponha em cada um deles um camarão, uma azeitona e um pouco do pimentão. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos.

VEJA MAIS