SAÚDE

Máscara Descartável

5 cuidados com as máscaras na 
flexibilização contra Covid-19

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
23/03/2022

whats-logo.png

A melhora dos indicadores da pandemia no Brasil, incluindo em Minas Gerais, e o avanço na vacinação possibilitaram a flexibilização do uso das máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos, mas ainda necessária em espaços fechados. Agora que muitas pessoas estão saindo sem o acessório, é preciso manter o manuseio adequado das máscaras para evitar contaminação pelo novo corovonavírus, como divulgou hoje a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 


 A Secretaria divulgou três orientações para colocar e retirar a máscara, bem como para guardar o acessório da maneira mais correta a fim de evitar infecção pelo vírus causador da Covid-19. 

Além das orientações, a reportagem pesquisou mais duas dicas, principalmente do descarte das máscaras descartáveis, que causam grande impacto na natureza. Elas demoram de 400 a 450 anos para se decompor, como informam os órgãos de defesa do meio ambiente. 


Sem falar que tornou-se comum ver máscaras jogadas nas ruas, prática totalmente incorreta e que pode infectar a população em geral, os garis ou catadores de materiais recicláveis. 

Especialistas alertam que, mesmo com a queda no número de casos e mortes no país, é necessário manter a precaução neste momento em que os governos desobrigam o uso das máscaras. O cuidado deve ser maior em lugares fechados com os idosos e pessoas com baixa imunidade. 


Os mais precavidos ainda continuam usando máscaras mesmo nos ambientes abertos. E nunca é demais salientar as recomendações desde o início da pandemia: evitar aglomerações, manter distanciamento social e higienizar sempre as mãos. 
 
Confira abaixo as orientações: 

- Ao colocar ou retirar as máscaras, sempre utilize os elásticos ou alças laterais


- Após o manuseio, órgãos de saúde e sanitário recomendam higienizar as mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel

máscara médica
Mulher com máscara

- Evite manusear na parte externa da máscara, o que pode contaminar as mãos e favorecer a infecção ao tocar nos olhos, nariz e boca


- O saco plástico ou envelope de papel são os acondicionamentos ideais para guardar a máscara. Leve consigo qualquer um dos dois para guardá-la quando não a estiver usando. Para retirá-la, vale a dica de puxá-la pelas alças evitando contato com a parte externa da máscara

-  O descarte das máscaras é importante para evitar a propagação do vírus e preservar o meio ambiente. Todas vão parar no lixo, seja as descartáveis, cirúrgicas ou de pano. Por isso, é indicado que as máscaras usadas sejam colocadas num saco plástico, escrevendo que se tratam dos acessórios já utilizados, descartando na lixeira de resíduos orgânicos ou no lixo do banheiro 


 No infográfico abaixo, reproduzido da Neoenergia, veja como descartar corretamente as máscaras usadas: 

info_mascaras_descartaveis_.jpg

VEJA MAIS