ESPECIAIS

grafite-4.jpg
grafite.jpg
Kobra.jpg

4 super-homenagens aos

trabalhadores da saúde

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

01/05/2021

whats-logo.png

Se existe um trabalhador que tem se desdobrado na pandemia, este é o profissional da saúde. Neste 1° de maio de 2021, quando se comemora o Dia do Trabalho em todo mundo, o Noticiar.net traz 4 grafites e murais com super-homenagens a quem está na linha de frente contra o novo coronavírus, como médicos, enfermeiros e todos aqueles que labutam em hospitais, clínicas e consultórios minimizando a dor de quem está com a Covid-19.

Por todos os lugares do mundo, muitas são as homenagens realizadas para esses trabalhadores, os quais estão no enfrentamento da Covid-19 desde o ano passado. Muitas delas são grafites, desenhos, murais nas ruas, que podem ser admirados pela população. Veja abaixo algumas dessas obras:

Em Passos, no Sul de Minas, um grande painel em homenagem aos profissionais da saúde ainda está em construção, num muro entre as ruas Tenente Vasconcelos e Santo Antonio, no centro. Desde o início de abril, o artista Raul Talles trabalha em cima do projeto do empresário Vilson Brito, da construtora Saneatec.

Raul diz que são mais de 200m de mural, sendo que ele já pintou em aerografia seis painéis coloridos, tendo os profissionais de saúde como protagonistas, chamando muita atenção de quem passa pela rua.


Conforme ele, ao longo da obra serão retratados 46 profissionais da cidade, entre médicos e enfermeiros principalmente, em oito grandes painéis. 

grafite-4.jpg

Painel em construção

grafite-3.jpg
grafite-7.jpg

Até agora, os profissionais já foram pintados como anjos, heróis, superpoderosas, salva-vidas, combatentes, acadêmicos, etc. Ainda faltam três painéis a definir, que vão arrematar a homenagem daqui a dois meses. Para terminar o grande painel, Raul Talles diz que está trabalhando mais de 10h/dia. Veja alguns painéis já prontos ao lado. 

Fotos: Keuly Vianney

Fotos: Acervo de Eduardo Kobra/Divulgação

Painel do Kobra

De fama internacional, o muralista Eduardo Kobra homenageou os cientistas brasileiros em fevereiro deste ano ao doar telas para as duas instituições que estão produzindo vacinas contra a Covid-19 no Brasil: Instituto Butantan (SP) e a Fundação Fiocruz (RJ).

Conforme o artista divulgou na entrega das obras, a inspiração para fazer as telas nasceu da esperança no êxito do desenvolvimento dos imunizantes. "A pandemia de covid-19 só vai acabar com a vacinação em massa. Tomar vacina é mais do que se proteger - é também frear a transmissão do vírus e, assim, proteger toda a coletividade. Vacinar-se, assim que possível, é uma medida de saúde pública e de cidadania”, escreveu Kobra na época.

Em abril de 2020, o artista já havia feito um mural de grafite homenageando as vítimas da Covid-19 em todo mundo, pintando crianças de várias religiões e crenças, representando a fé na busca de cura da doença.

Em janeiro, os grafiteiros Helvin e Daiane pintaram painéis em homenagem aos profissionais da saúde nos muros da E.E. São José, em Passos. Com pinturas de street art, eles retratam médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que atuam no combate ao novo coronavírus.

Num dos painéis, uma médica/enfermeira recebe uma coroa ao lado de um documento agradecendo o importante trabalho desses profissionais desde o início da pandemia. Outro painel exibe um médico/enfermeiro abraçando a bandeira do Brasil como se fosse uma criança, enquanto outros pontos da obra mostram a face dos profissionais usando máscara, equipamento esssencial no enfrentamento da Covid-19.

Homenagem na escola

grafite.jpg
grafite-1.jpg
grafite-2.jpg

Mural no HC

mural.jpg

O Hospital das Clínicas de São Paulo também recebeu obra artística em homenagem aos trabalhadores da saúde. O grande mural externo de 20 metros quadrados em grafite foi um trabalho dos artistas Waldir Grisolia e Roberto Alves e estampa uma profissional com máscara rodeada por mosaicos coloridos.

Um diferencial do grafite é que médicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares de limpeza e outros funcionários do HC também ajudaram os artistas durante a execução da pintura, durante todo mês de julho de 2020.

Além do painel externo, o hospital também ganhou dois painéis internos, mostrando os profissionais da saúde como super-heróis. 

mural-1.jpg

Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação

VEJA MAIS